Baixo Guandu inicia elaboração do Plano de Saneamento Básico

O município de Baixo Guandu realiza reunião pública para elaborar, junto à sociedade, o Plano Municipal de Saneamento Básico e Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. O encontro será realizado nesta sexta-feira, dia 11 de julho, às 8 horas, no Salão Paroquial da Igreja Católica, na Praça São Pedro, no Centro da cidade.

O encontro contará com a participação de gestores públicos, técnicos, professores pesquisadores, concessionárias de serviço, instituições não governamentais e sociedade civil, que vão conhecer as ações e metodologia a serem desenvolvidas para a construção do plano.

Plano

O Plano de Saneamento Básico é objeto do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), a Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes) e a Prefeitura de Baixo Guandu.

O plano tem por objetivo planejar, ao longo de 20 anos, soluções para problemas de abastecimento de água, esgotamento sanitário e os manejos de resíduos sólidos e de águas pluviais, com a finalidade de combater, como por exemplo, as enchentes.  O documento deverá estar em consonância com o Plano Diretor Municipal, com os objetivos e as diretrizes dos Planos Plurianuais, de recursos hídricos, caso haja, e com as legislações ambiental, de saúde, de educação entre outras.

A reunião é a primeira de seis etapas do projeto que terá como resultado o Plano Municipal de Baixo Guandu, que integra os 16 municípios do Consórcio Público para Tratamento e Destinação Final Adequada de Resíduos Sólidos da Região Doce Oeste do Espírito Santo (Condoeste), que também já iniciou a construção dos diagnósticos para a elaboração de um plano.

Assessoria de Comunicação PMBG
Eduardo Candeias / Elaine Zambon / Fabiano Damasceno