Baixo Guandu participa da Etapa Regional da Conferência Nacional de Meio Ambiente

A Conferência Nacional de Meio Ambiente – etapa Região Noroeste, que aconteceu em Colatina (20), contou com a participação de representantes do Município de Baixo Guandu. Estiveram presentes servidores das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Obras, do SAAE- Serviço Autônomo de Água e Esgoto, do Setor Privado e da Câmara Municipal. Ao todo, 19 municípios marcaram presença na Conferência.

O evento foi promovido pelo IEMA – Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – e o tema abordado foi à questão dos resíduos sólidos, cujo slogan é: “Vamos cuidar do Brasil”. Após a fala das autoridades e apresentação de palestras, os participantes formaram grupos temáticos, divididos em quatro eixos: Produção e Consumo Sustentáveis; Redução de Impactos Ambientais; Geração de Emprego; Trabalho, Renda e Educação Ambiental.

Cada grupo dialogou sobre seus temas e apresentou propostas e plano de ação. Após a apresentação, as propostas foram votadas em plenárias e serão levadas para a etapa Estadual da Conferência, que será realizada nos dias 04 e 05 de setembro em Guarapari – ES. As propostas apresentadas estão relacionadas com a Coleta Seletiva, Formação de Cooperativas de Catadores, Política de Logística Reversa, Educação Ambiental, Novas Tecnologias para os Produtos Recicláveis, além da elaboração de novas estratégias para mudar o padrão de consumo por meio da educação ambiental, entre outros.

A etapa Regional da Conferência também proporcionou a eleição direta dos delegados que irão representar a Região Noroeste na etapa Estadual da Conferência Nacional de Meio Ambiente, nessa votação Baixo Guandu conquistou alguns lugares para enviar representantes tanto do poder público, quanto do setor privado.

Assessoria de Comunicação – PMBG

Elaine Zambon