Baixo Guandu sedia reunião do Fórum Regional de Economia Solidária

Na última sexta-feira, 29 de agosto, Baixo Guandu sediou a reunião do Fórum Regional de Economia Solidária. Participaram também os municípios de Colatina e Marilândia. O Fórum foi criado com o objetivo de fortalecer os grupos produtivos existentes nos municípios da região Centro-Oeste capixaba, além de apoiar o surgimento de novos grupos, a partir da valorização do conceito de solidariedade, sustentabilidade e territorialidade.

O município de Baixo Guandu esteve representado pelas Associações de Catadores de Material Reciclável, Associação de Artesanato e Associação das Costureiras de Mascarenhas. Entre os participantes, estiveram presentes empreendimentos de grupos, além de entidades de apoio e fomento, como o Grupo Marista e o Lar Fabiano de Colatina, e gestores públicos envolvidos no trabalho de incentivo e apoio às Políticas Públicas de Economia Solidária.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Baixo Guandu, Clovis Rodrigues, o trabalho de apoio e incentivo aos grupos produtivos é realizado desde o inicio da atual gestão municipal.  "Trabalhamos com muito respeito e o compromisso de gerar o desenvolvimento de novas oportunidades sustentáveis capazes de produzir renda para as famílias guanduense”, ressaltou Clovis.

Segundo a Assistente Técnica da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Cláudia Alvarenga, a adoção de conceitos de solidariedade resgata culturas e constroi uma sociedade voltada à valorização do ser humano. “Fugimos um pouco do espírito capitalista desenfreado, onde pessoas são tidas apenas como números e ferramentas produtivas”.

Novo encontro

A próxima reunião do Fórum Regional de Economia Solidária está programada para acontecer no município de São Gabriel Palha, no mês de setembro. A data ainda será definida.

Lei

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), está concluindo a elaboração de um pré-projeto para a criação da Lei Municipal de Politicas de Economia Solidária.

O pré-projeto servirá como base para que o Estado amplie as Políticas de Economia Solidárias em todos os 74 municípios capixabas que ainda não possuem legislação própria.

Assessoria de Comunicação PMBG
Eduardo Candeias