Baixo Guandu sediará torneio de Rugby

O Rugby é um esporte que ainda busca seu espaço no Brasil, mas se depender da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer o esporte vai cair no gosto dos guanduenses. No próximo dia 16 acontece na cidade a 1° Taça Rio Doce de Rugby 2013, organizada pela equipe de esportes e lazer da prefeitura de Baixo Guandu. Os jogos serão realizados no campo do Rosário II a partir das 14h.

A equipe de Baixo Guandu que disputa seu primeiro torneio, e treina há dois anos, será a anfitriã e recebe as equipes de Vila Velha, Governador Valadares e São Mateus. A 1° Taça Rio Doce de Rugby será disputada na modalidade Ten Side, com 10 jogadores em campo em cada equipe. Haverá premiação de troféu e medalha para o campeão e vice.

Algumas regras

O jogo é realizado num campo, gramado, de dimensões semelhantes a um campo de futebol. Porém no Rugby a bola é diferente, tem o formato oval, parecida com a de futebol americano. O objetivo do jogo é colocar a bola no gol adversário. No caso do passe, a bola só pode ser lançada para trás, no caso do remate, pode-se rematar para frente. Diferente do futebol pode-se derrubar o jogador que carrega a bola, porém, constitui infração grave derrubar com as pernas ou passar rasteira a qualquer jogador.

Atualmente a Seleção Brasileira de Rugby ocupa a 27ª posição no ranking da International Rugby Board (IRB) na categoria Masculina Adulta. Já no Feminino, a Seleção Brasileira conquistou a 10ª posição no último Campeonato Mundial realizado em Dubai-EAU em 2009 – a melhor posição alcançada por uma equipe brasileira em Mundiais e é reconhecida como a melhor equipe da América Latina.

Fabiano Damasceno

noticia@pmbg.es.gov.br