Baixo Guandu terá representante na Conferência Nacional de Cultura

Baixo Guandu terá um representante na 3° Conferência Nacional de Cultura, que será realizada em Brasília-DF, entre os dias 26 a 29 de novembro. João Brezesky dos Santos foi eleito um dos delegados do Espírito Santo, representando a sociedade civil, durante a 3° Conferência Estadual de Cultura, que aconteceu na última terça-feira (24), no Auditório Manoel Vereza, na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em Vitória-ES.

Ao todo foram eleitos cinco delegados para representar o Espírito Santo no evento nacional. Três são representantes da sociedade civil e dois do poder público. Representando a sociedade civil, foram escolhidos Jocelino Quiezza (Aracruz), Alex Reblim Braun (Afonso Cláudio) e João Brezesky dos Santos (Baixo Guandu). Já do poder público, foram eleitos Patrício Bandeira Melo (São Gabriel da Palha) e Cristina Moreira (Cariacica).

A Coordenadoria de Cultura de Baixo Guandu comemorou a eleição de delegados da nossa região. “Isso representa um grande passo para a descentralização da cultura dos municípios do interior do Estado”, disse o assessor de cultura Salatiel Dias. O Coordenador de Cultura de Baixo Guandu, Jovander da Silva parabenizou a todos os eleitos e lhes desejou sorte e que assim representem de forma única o Estado do Espírito Santo.

Evento Estadual

A 3° Conferência Estadual de Cultura foi presidida pelo Secretário Estadual de Cultura, Maurício Silva. O secretário apresentou um diagnóstico sobre o setor no Espírito Santo e a adesão ao Sistema Nacional de Cultura. O evento ainda contou com a participação de Pedro Ortale, Coodernador Geral da Secretaria de Articulação Institucional do Ministério da Cultura (Minc).

Além da escolha dos delegados, foram votadas as propostas apresentadas nas Conferências Municipais e Intermunicipais de Cultura, realizadas entre os meses de junho a agosto deste ano. Divididas em quatro eixos temáticos (implementação do Sistema Nacional de Cultura, produção simbólica e diversidade cultural, cidadania e direito culturais, cultura e desenvolvimento), essas propostas serão debatidas em Brasília.

Fabiano Damasceno

noticia@pmbg.es.gov.br