Bananal recebe com entusiasmo a notícia da construção de uma barragem

O distrito de Vila Nova do Bananal recebeu na noite de ontem (21/09), em reunião realizada na escola Carlos Luiz Frederico, uma notícia que entusiasmou a população local: a construção de uma barragem para amenizar os graves efeitos da seca que todos os anos atinge a localidade.

O prefeito Neto Barros e o deputado Dary Pagung anunciaram a construção da barragem durante encontro com a presença de mais de 200 pessoas, residentes na sede do distrito e no interior de Vila Nova do Bananal.

“Eu tenho esperança que no próximo ano já teremos a barragem construída, amenizando muito os problemas que todos enfrentam aqui com a estiagem”, explicou o deputado Dary Pagung, que ontem na reunião do Bananal anunciou as providências que serão tomadas junto ao Governo do Estado de imediato.

Segundo o deputado Dary, que nasceu no distrito do Bananal e ali viveu até os 11 anos de idade, na próxima semana ele e o prefeito Neto Barros estarão com o governador Paulo Hartung, quando será oficializado o projeto da barragem através de uma parceria com o Sicoob.

O Sicoob, de acordo com o deputado, está fazendo 30 novos projetos de barragem no Estado em parceria com o Governo e a de Vila Nova do Bananal estará incluída. “A partir daí temos uma série de providências para oficializar o projeto, incluindo as licenças ambientais, para iniciar as obras”, disse o deputado Dary.

A barragem do distrito do Bananal é a terceira a ser construída em Baixo Guandu. O prefeito Neto Barros e o deputado Dary estiveram na solenidade que oficializou duas barragens na região do Queixada (córregos Bonfim e Pinga Fogo), cujas obras já foram licitadas e começam nas próximas semanas, num investimento de R$ 3,5 milhões.

Carro pipa
A forte estiagem na região do distrito de Vila Nova do Bananal está atingindo até a água destinada ao consumo humano. Na sede da Vila Nova, o SAAE de Baixo Guandu vai a partir da próxima semana utilizar carros pipa para melhorar o abastecimento.

A água captada no distrito, de acordo com o diretor do SAAE Luciano de Bem Magalhães, é insuficiente para atender às famílias que residem na sede do Bananal. “Vamos utilizar carros pipa, que é um paliativo momentâneo, aguardando o retorno das chuvas para aumentar a captação”, disse ele.

O prefeito Neto Barros destacou, na reunião de ontem à noite, a parceria importante com o deputado Dary e o Governo do Estado na busca de uma solução mais efetiva para a estiagem.

“A construção da barragem no Bananal beneficia não somente os moradores da sede do distrito, mas possibilita também o aumento da capacidade de irrigação para os pequenos produtores rurais”, disse o prefeito, que lembrou os erros cometidos no passado para a gravidade da situação observada hoje, como o desmatamento que secou nascentes e córregos.

O importante, para o prefeito, “ é a busca de soluções e a construção da barragem no Bananal é uma delas, sem nos esquecermos da necessidade da preservação das nascentes, do reflorestamento e da consciência de cada um que todos somos responsáveis para reverter esta situação”.

Junto ao processo que instruirá a construção da barragem, foi anexado ontem um abaixo assinado dos moradores de Vila Nova do Bananal, organizado pela vereadora Celma Côrtes Bussular, que há tempos vinha defendendo também esta obra no distrito.

Além da vereadora Celma Côrtes, estiveram na reunião de ontem os vereadores Cesar Dragão, Agnaldo da Fênix, Sebastião Batata, Sueli Teodoro e Soldado Vieira, o vice prefeito Eloy Avelino além de secretários municipais e lideranças de Baixo Guandu e de Vila Nova do Bananal.

A escola Carlos Luiz Frederico recepcionou a todos na reunião com uma bela apresentação da fanfarra daquele educandário, que sempre está com portas abertas para encontros quando se trata dos interesses da comunidade.