Skip to content Skip to left sidebar Skip to footer

Cafeicultores de Baixo Guandu participam de Ciclo de palestras “Café com Qualidade – Colheita e Pós-Colheita”

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, em parceria com o Centro de Desenvolvimento Tecnológico do Café (CETCAF), o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e o Sindicato dos Produtores Rurais de Baixo Guandu, realizou o Ciclo de palestras “Café com Qualidade – Colheita e Pós-Colheita”. O evento aconteceu no Salão Paroquial da Igreja Católica, no Centro, nessa terça-feira (18), das 7h30 às 16h30.

O encontro teve por objetivo esclarecer aos cafeicultores os passos para o desenvolvimento de uma colheita mais eficiente e evitar possíveis falhas e prejuízos durante o processo de colheita e da pós-colheita.

Na programação, os cafeicultores conferiram as palestras: Tendências do mercado interno e externo do café; Procedência, causas e formas de evitar defeitos na produção de café enfatizando o processo de colheita e pós-colheita; Alternativas de secagem e beneficiamento em terreiro coberto, e secador para agregação de valor ao café de qualidade superior e; Linhas de crédito para investimentos em cafeicultura.

Entre os palestrantes, o superintendente do CETCAF Frederico de Almeida. Do Incaper, Marcos Moulin Teixeira, e o cafeicultor e presidente do CETCAF Dário Martinelli.

Prova Cega e Visita Técnica 

Os cafeicultores também participaram da palestra “Preparo correto do café torrado e moído”. Durante a apresentação, houve uma “prova cega” com diferentes tipos de café. Em seguida, realizaram visita técnica às estruturas de secagem, beneficiamento e armazenamento, em uma propriedade no interior de Baixo Guandu.

Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação PMBG
Eduardo Candeias
Fabiano Damasceno
noticia@pmbg.es.gov.br
(27) 3732-8914
Texto: Eduardo Candeias
Foto: Jander da Silva