Campanha de prevenção ao câncer de próstata tem palestra hoje à noite em Guandu

Lançado oficialmente na ultima quinta-feira, na feirinha municipal, a campanha do “Novembro Azul”, destinada à prevenção ao câncer de próstata, vai ter continuidade hoje, (12/11), em Baixo Guandu, com palestra no Pavilhão da Igreja Adventista, situada na avenida 10 de Abril.

A palestra acontece a partir das 18 horas com o médico Remegildo Gava Milanez, mas antes equipes da Secretaria Municipal de Saúde e do Sicoob estarão orientando aos homens presentes sobre a necessidade de prevenção ao câncer de próstata.

Os interessados poderão colher no mesmo local sangue para fazer outros exames de saúde preventivos, como HIV, sífilis e hepatite, mas a campanha destina-se mais especificamente ao exame do PSA, também feito através do sangue, que pode dar indícios importantes do câncer de próstata.

“Assim como temos uma ampla campanha do Outubro Rosa, de prevenção ao câncer da mama em mulheres, nosso foco agora é o Novembro Azul, destinado à prevenção do câncer de próstata”, explicou ontem a secretária municipal de Saúde Terezinha Bolzani.

Segundo a secretária Terezinha, a parceria com o Sicoob não vai limitar a quantidade de exames do PSA, dentro da faixa indicada. “O importante é os homens se prevenirem fazendo exames, já que o câncer detectado precocemente aumenta significativamente as chances de cura”, falou  a secretária municipal de Saúde.