Skip to content Skip to left sidebar Skip to footer

Campanha de vacinação contra a gripe começa nesta terça-feira 22

A Campanha Nacional de Imunização contra a Influenza tem início nesta terça-feira (22). Em Baixo Guandu, os munícipes que quiserem se vacinar poderão contar com o serviço em todas as unidades de saúde. Além disso, no sábado (26), que é o dia D da Campanha, a vacina também estará disponível em todos os postos, das 7h às 16h.

A novidade de 2014 é a ampliação da faixa etária para o público infantil que é alvo da campanha. Em 2013, a idade estipulada para fazer parte do grupo prioritário, para receber a vacina, foi de seis meses a menores de dois anos. Este ano, a faixa etária foi ampliada para crianças de seis meses a menores de cinco anos.

Além delas, fazem parte do público prioritário: pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis.

O Estado do Espírito Santo recebeu 900.900 doses da vacina. A meta é vacinar 80% da população considerada de risco. O período de vacinação segue até o dia 09 de maio, em 530 postos distribuídos em todo o Estado.

Depois de tomar a vacina, a imunidade aparece num intervalo de 10 a 15 dias. A proteção é contraindicada a pessoas com alergia grave ao ovo de galinha e seus derivados, ou a qualquer um dos componentes da vacina. A imunização é eficaz e segura e não é capaz de causar a gripe.

A doença

Transmissão: a transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).

Prevenção: a vacina contra gripe é eficaz, mas não impede a circulação do vírus. Portanto, é importante adotar cuidados de higiene que ajudam na prevenção: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal.

Sintomas: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.

Médico: Em caso de síndrome gripal, deve-se procurar um serviço de saúde o mais rápido possível. Mesmo pessoas vacinadas, ao apresentarem os sintomas da gripe – especialmente se são integrantes de grupos mais vulneráveis às complicações – devem procurar, imediatamente, o médico.

Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação PMBG
Eduardo Candeias
Fabiano Damasceno
noticia@pmbg.es.gov.br
(27) 3732-8914
Texto: Eduardo Candeias
Com informações da Sesa