Skip to content Skip to left sidebar Skip to footer

Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada até o dia 21 de maio

Quem faz parte do público prioritário e ainda não se vacinou contra gripe terá mais uma oportunidade para se proteger contra a doença. A campanha, que terminaria na última sexta-feira, dia 9 de maio, foi prorrogada até a próxima quarta-feira, dia 21 de maio.

Devem ser vacinadas crianças entre seis meses e dois anos, gestantes, mulheres que deram a luz em até 45 dias (puérperas), profissionais da saúde, além de indígenas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis.

Campanha

A campanha vai de 22 de abril até 21 de maio. A vacina estará disponível, geralmente das 8h às 17h nas Unidades de Saúde de Baixo Guandu.

A doença

A gripe é causada pelo vírus influenza, que é transmissível de pessoa para pessoa, por secreção presente nas narinas e garganta, por contato direto ou por objetos recentemente contaminados. Os sintomas são febre alta, geralmente maior que 39ºC, tosse, dor na garganta, coriza, lacrimejamento, dores musculares, mal estar geral, entre outros. Algumas medidas de prevenção que podem ser tomadas é lavar as mãos várias vezes ao dia, cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar, evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal.

Imunidade

Depois de tomada a vacina, a imunidade aparece num intervalo de 10 a 15 dias. A proteção é contraindicada a pessoas com alergia grave ao ovo de galinha e seus derivados, ou a qualquer um dos componentes da vacina. A imunização é eficaz e segura e não é capaz de causar a gripe.

Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação PMBG
Eduardo Candeias
Fabiano Damasceno
noticia@pmbg.es.gov.br
(27) 3732-8914
Texto: Eduardo Candeias