Skip to content Skip to left sidebar Skip to footer

Campanha de vacinação contra o sarampo começa no dia 6 de agosto em todo o município

Baixo Guandu também vai receber campanha de vacinação contra o sarampo, doença que está colocando o país em alerta depois de aparecimento de casos em seis estados da Federação. 

A campanha começa em Guandu no dia 6 de agosto e se estende até o dia 31, sendo que no dia 18 de agosto haverá uma mobilização nacional de vacinação contra o sarampo.

Devem ser vacinadas todas as crianças de 1 a menores de 5 anos e a campanha inclui também a vacinação contra a poliomielite. Mesmo as crianças que já foram vacinadas devem retornar ao posto de saúde para tomar a dose extra.
 
O campanha nacional contra o sarampo foi decidida pelo Ministério da Saúde depois de aparecimento de casos da doença especialmente nos  estados  do Amazonas e de Roraima. Há registro de sarampo também nos estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rondônia.
 
Sarampo é uma doença causada por vírus e é altamente contagiosa.  Os sintomas são febre, tosse persistente, irritação ocular, coriza, congestão nasal e mal estar intenso. Pode inclusive  levar à morte se houver complicações  com infecções secundárias, como a pneumonia. As crianças geralmente são as maiores vítimas do sarampo.
 
A secretária municipal de Saúde, Lucinéia Seibel Storch, disse ontem que a campanha contra o sarampo é necessária pelo risco da doença também chegar ao Espírito Santo. A vacinação é o único meio de prevenir e uma ampla campanha de divulgação será feita no município para alcançar 100% do público alvo.