Capacitação para servidores municipais e empresários de Baixo Guandu

Termina nesta sexta-feira (18) um curso de capacitação sobre compras governamentais para servidores públicos municipais e microempresários de Baixo Guandu. O evento, que começou na última quarta-feira (16), é organizado pelo SEBRAE e tem o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.

O Município de Baixo Guandu, em parceria com a Confederação Nacional dos Municípios – CNM e o SEBRAE, está colocando em prática a Lei Complementar n.° 123 de 14 de dezembro de 2006 e Lei Complementar n.° 128 de 19 de dezembro de 2008 que tem como objetivo oferecer tratamento diferenciando às micro e pequenas empresas e empreendedor individual para incentivo à sua formalização e sustentabilidade, como forma de promover o desenvolvimento econômico local, além da inserção desses grupos nos processos de compras governamentais, acesso à linhas de crédito, dentre outros benefícios.

As palestras aconteceram durante todo o dia. Na parte da manhã e a tarde, no auditório do Centro Pastoral, reuniu servidores públicos envolvidos no processo de pedido de compras e recebimento de produtos ou serviços. No período da noite, no auditório do NESF, os empresários foram capacitados e treinados sobre como participar de licitação.

Para o instrutor do SEBRAE, Luiz Claudio Gobbi, a capacitação dos empresários vai contribuir na participação de mais empresas locais em processos licitatórios da prefeitura. “É mais um mercado que se abre para o pequeno empresário. Durante esse curso oferecemos treinamento para o empresário ter noções sobre leis e como funciona, por exemplo, um pregão”, explicou.

Já os servidores municipais foram treinados para interpretar as novas leis. Ontem (17), por exemplo, no período da tarde, eles participaram de uma atividade em grupo para aprender a elaborar um edital de licitação. “Este processo é de grande relevância, visto que há uma mobilização nacional para implementação da Lei Geral. O Espírito Santo foi o primeiro estado no Brasil a programar efetivamente a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas e o município de Baixo Guandu é o primeiro da região Norte/Noroeste”, disse Clovis Rodrigues – Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico.

Fabiano Damasceno

noticia@pmbg.es.br