Casos suspeitos de coronavírus chegam a 34 municípios do Estado: Guandu está fora da lista

Um levantamento divulgado ontem (19/03) pela Secretaria de Estado da Saúde mostra que 34 municípios do Estado (de um total de 78) já notificaram casos suspeitos de coronavírus, mas Baixo Guandu continua de fora da lista.

No município não há registro de casos suspeitos nem confirmados, uma situação que momentaneamente garante a tranquilidade da população, porém os gestores da Secretaria Municipal de Saúde alertam que a vigilância deve se manter constante. No Estado, existem 13 casos da doença confirmados até ontem.

“Nossa solidariedade a todos os municípios que já registraram casos suspeitos ou confirmados, e ao mesmo tempo na torcida para que não chegue aqui em Baixo Guandu. E se chegar, que vá embora logo e sem causar estragos”, escreveu ontem o prefeito Neto Barros em sua rede social.

Desde quarta-feira (18/03) Baixo Guandu já vive  sob os efeitos do decreto de estado de emergência na saúde assinado pelo prefeito Neto Barros, que definiu uma série de restrições no dia a dia do município.

Entre as medidas previstas no decreto estão a suspensão das aulas na rede municipal, do funcionamento das academias, da feirinha municipal, o cancelamento da festa da cidade e a proibição de qualquer evento, nas áreas pública e privada, envolvendo atividades voltadas para a chamada terceira idade – pessoas com mais de 60 anos.

O decreto municipal fez também uma série de recomendações, dentre elas o espaçamento maior das pessoas em bares e restaurantes, a suspensão das atividades nas escolas e creches particulares, de casas de shows   e cuidado para evitar aglomerações em Igrejas e casas de culto.

Novas medidas restritivas poderão ser tomadas pela Prefeitura, enquanto na cidade o Fórum já paralisou atividades, os bancos estão atendendo com restrição de público nas agências e as visitas no Lar da Velhice Ângelo Passos e no hospital estão obedecendo a novas normas , mais restritivas.

Levantamento no Estado
Conforme o levantamento divulgado ontem pela Secretaria de Estado da Saúde, já são 13 casos de coronavírus confirmados no Espírito Santo: 7 em Vila Velha, 5 em Vitória e 1 caso em Linhares.

Existem no total no Estado 488 casos suspeitos, dos quais 148 já estão descartados. Próximo a Baixo Guandu, Colatina registra 9 casos suspeitos com 2 descartados; Laranja da Terra com um caso suspeito, Santa Maria de Jetibá 3 casos também suspeitos e Santa Teresa com dois casos.

Clique no quadro abaixo para acessar a situação da pandemia de coronavírus no Estado: