CBH Guandu lança Atlas da Bacia Hidrográfica do Rio Doce

Com o objetivo de promover o levantamento das condições na Bacia Hidrográfica do Rio Guandu, foi lançado recentemente o Atlas Socioambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Guandu. O prefeito Neto Barros, o secretário municipal de Meio Ambiente, Lourival Demuner, além de outras autoridades participaram do evento de lançamento que foi realizado durante a abertura do 2º Encontro Anual de Integração Bacias Hidrográficas do Rio Doce.

As informações do Atlas servirão, por exemplo, como base para pesquisa, educação e gestão dos recursos. O conteúdo abrange as áreas Socioambiental, Recursos Hídricos, Solos, Políticas Territoriais, Educação Ambiental, e Biodiversidade. Com textos de fácil compreensão, o atlas tem vários dados gráficos, ilustrações, além de muitas fotos de paisagens naturais e geográficas da bacia, da fauna e da flora. O material é fruto de uma expedição científica realizada, em agosto de 2011, sob a coordenação do Comitê da Bacia Hidrográfica (CBH) Guandu.

Dentre os levantamentos realizados vale destacar a Biodiversidade da Bacia em especial da Fauna, foram registradas 386 espécies de aves e 37 de mamíferos. Algumas espécies, inclusive, ameaçadas de extinção. Esses resultados incentivam ainda mais as iniciativas de recuperação e preservação ambiental na Bacia.

Durante a expedição o comitê se preocupou em produzir um material que fosse de utilidade pública. “Desde a criação do Consórcio do Rio Guandu, muito se tem feito com a intenção de envolver os habitantes da região na formação de um grande coletivo, cuja finalidade é a preservação dos recursos naturais da região, tendo como pensamento ações voltadas para o desenvolvimento sustentável”, explicou o Secretário Municipal de Meio Ambiente Lourival Demuner.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Guandu foi criado em 13 de agosto de 2007, desde então o Comitê tem buscado desenvolver projetos e programas para revitalização da Bacia do Rio Guandu.

Fabiano Damasceno

noticia@pmbg.es.gov.br