Chuva acumula 220mm em 6 dias e alerta é de mais temporais até sexta-feira

Baixo Guandu acumulou 220mm de chuva nos últimos 6 dias, e o tempo deve continuar instável até a próxima sexta-feira, dia 9 de fevereiro, segundo os Institutos de Meteorologia.

Desde a semana passada o Instituto de Pesquisas Espaciais(Inpe) e o Climatempo vem fazendo alertas para o tempo severo em todo o Espirito Santo, sobre possibilidades de raios, ventanias, alagamentos e queda de encostas , pedindo à população muito cuidado para evitar incidentes.

E a previsão é que o tempo continue instável: além dos 220mm que já caíram nos últimos 6 dias, esta semana pode chover mais 134 mm, segundo o Climatempo.

Para hoje, segundo feira, estão previstos 79mm, mais 13mm na terça-feira, para quarta a previsão é de 15mm, na quinta feira 26mm, na sexta 5mm e somente a partir de sábado, com 3mm, o tempo começa a abrir definitivamente. No período de carnaval, o sol deve predominar no Espírito Santo.

A Defesa Civil e as Secretarias de Desenvolvimento Rural, Obras e Serviços Urbanos estão em estado de atenção em Baixo Guandu desde a semana passada.

O coordenador da Defesa Civil, Valdério Walguer, disse ontem que apesar de toda a chuva não foi registrado nenhum caso grave no município. O rio Guandu subiu mais de 2 metros acima do nível normal, mas ainda não preocupa com relação à inundação no perímetro urbano.

O secretário de Desenvolvimento Rural Alonny Torres explicou que as estradas do interior, especialmente para Ibituba, estão bastante prejudicadas devido às chuvas, mas ainda é possível o tráfego de veículos. O maquinário da Secretaria está socorrendo os locais onde há queda de barreiras.

Já o secretário de Serviços Urbanos Waldir Moreira alertou a população sobre a possibilidade de acidentes, como alagamentos, queda de árvores e  de muros. “Nós estamos de prontidão para socorrer eventuais problemas e com toda esta chuva, todo cuidado é pouco”, falou Waldir.

O prefeito Neto Barros determinou desde a semana passada alerta máximo das Secretarias para eventuais intervenções no município, mas disse que as chuvas são muito bem vindas depois do município enfrentar 4 anos de forte seca.

Qualquer emergência relacionada à chuva, deve ser comunicada à Defesa Civil do município, pelo telefone 3732-4864. O telefone da Secretaria de Desenvolvimento Rural é 3732-4058 e a de Serviços Urbanos, 3732- 3115.