Skip to content Skip to left sidebar Skip to footer

Chuva bem acima da média exige atendimento de emergência nas estradas do interior

As chuvas intensas que estão caindo em Baixo Guandu desde o início de 2020 beneficiam muito as atividades agropecuárias, mas estão exigindo também trabalho intensivo da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Estradas e Pontes.
 
Desde janeiro todo o maquinário da Secretaria está de prontidão para socorrer os pontos mais críticos prejudicados pelas chuvas, evitando diariamente a interrupção do tráfego de veículos.
 
"As chuvas estão bem acima da média para o Guandu desde o início de janeiro e estamos dando prioridade ao socorro imediato na queda de barreiras, na retirada da lama e manutenção das pontes avariadas", explicou hoje pela manhã (09/03) o secretário Sérgio Reis.
 
Assim que o tempo firmar, conforme o secretário, as patróis, retro-escavadeiras e caminhões, entre outros equipamentos, serão direcionadas à recuperação de toda malha viária do interior, que soma mais de 800 quilômetros. Sérgio Reis estima que, com tempo mais seco, em 60 dias as vias interioranas estarão todas patroladas.

Em janeiro de 2020 choveu 269mm em Guandu na medida oficial do Incaper na sede, mas em alguns pontos do interior os pluviômetros marcaram mais de 300mm- a média histórica para o mês é de 198mm.
 
Em fevereiro foram 160mm de chuva e neste começo de março já são mais de 100mm registrados. Ou seja: em apenas 70 dias de 2020 já choveu em Baixo Guandu mais do que todo o ano de 2019.

Toda esta chuva no ano, vale lembrar, é um alívio para o produtor rural, mas está exigindo um trabalho permanente da Secretaria de Infraestrutura, inclusive nos finais de semana.


A queda de barreiras é uma das intervenções que necessitam de atendimento imediato da Secretaria de Infraestrutura


A chuva constante provoca muita lama nas estradas