Chuva em Baixo Guandu pode passar de 100 mm durante esta semana

O município de Baixo Guandu deve ter uma semana bastante chuvosa a partir desta segunda-feira, segundo estão prevendo os Institutos de Meteorologia.

A indicação é que até o próximo domingo as chuvas ultrapassem os 100 mm, o que é uma quantidade muito significativa e representa um alívio para os produtores rurais.

O Instituto Climatempo está prevendo até o próximo domingo 102mm de chuva em Baixo Guandu, enquanto o site de meteorologia Tempo Agora considera que este volume pode ser ainda maior: 145 mm de precipitações.

Baixo Guandu atravessa desde 2014 uma forte estiagem, com graves prejuízos especialmente nas atividades rurais, com queda acentuada na produção de leite, carne, café e de produtos como o milho e o feijão.

A média anual histórica de chuva em Baixo Guandu é de 930mm, mas desde 2014 a estiagem é preocupante. A média dos anos 2014, 2015 e 2016 não passou de 500mm de chuvas.

Neste ano de 2017 a situação está um pouco melhor, com cerca de 600mm acumulados até o início de novembro. Se o restante do mês de novembro corresponder à média e dezembro chover também dentro da normalidade, finalmente Baixo Guandu pode chegar novamente aos 900 milímetros em 2017, o que seria um grande alívio para as atividades rurais.

A Prefeitura Municipal está mantendo em alerta tanto a Defesa Civil Municipal quanto às Secretarias de Serviços Urbanos e Desenvolvimento Rural. O objetivo é socorrer possíveis vítimas das chuvas fortes e manter as estradas do interior em condições de tráfego.