#ChuvaNoES: Defesa Civil divulga balanço semanal

A Prefeitura de Baixo Guandu, junto a outros órgãos do Estado, Exército e voluntários, continua nesta semana atuando com as equipes através da disposição de todos os recursos humanos e operacionais para dar continuidade e reforçar as ações de atendimento às vítimas das chuvas, retirada de pessoas em áreas de risco, transporte e distribuição de donativos e medicamentos.

Equipes da administração municipal trabalham há dias para desobstruírem as estradas que dão acesso aos distritos de Vila Nova do Bananal, Ibituba e Alto Mutum. A distância e os vários pontos de deslizamento de terra dificultam o trabalho.  No distrito do Km 14 o acesso já foi restabelecido.

Vítimas

Na manhã deste domingo (29), integrantes da equipe da Brigada de Cães chegaram em Baixo Guandu. Eles irão auxiliar na busca pelos corpos desaparecidos nas enxurradas, causadas pelas fortes chuvas na região. Segundo a Defesa Civil do município, seis pessoas continuam desaparecidas. As vítimas fatais são três nos distritos.

Estradas

A Defesa Civil informa que a BR 259, na altura do distrito Mascarenhas, em Baixo Guandu, encontra-se interditada pela Polícia Rodoviária Federal. Rachaduras foram identificadas no asfalto após as fortes chuvas que afetaram o Estado. O único acesso ao município é por Itaguaçu. Na última quarta-feira (25), trecho da BR 259, na altura de Itapina cedeu. O DNIT, órgão responsável, foi informado e atua no local.

As famílias que moram nos locais próximo ao asfalto em Mascarenhas foram orientadas a deixar as casas, indo para abrigos da Prefeitura ou casas de parentes.

Trabalhos

O Corpo de Bombeiros dispõe de 2 geólogas da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) que estão atuando nas vistorias em locais de risco no município de Baixo Guandu. Equipes da administração municipal também já iniciaram os trabalhos de limpeza nas ruas do bairro Sapucaia.

Assessoria de Comunicação PMBG
Eduardo Candeias