#ChuvaNoES: Fique atento aos sintomas de doenças

Com as chuvas fortes que vêm caindo nos últimos dias a Secretaria Municipal de Saúde chama a atenção da população para evitar o contato direto com a água suja de enchentes e alagamentos e, assim, prevenir a contaminação por doenças. Nas enchentes, a água é contaminada ao se misturar com esgoto e lixo, podendo atingir os alimentos e as pessoas que entrarem em contato direto.

Quem teve contato com água das enchentes deve ficar atento, durante um período de 45 dias, ao aparecimento dos seguintes sintomas: febre, dor de cabeça, dor muscular, dor na panturrilha (batata da perna), dificuldade de urinar e icterícia (cor amarelada da pele, mucosas e olhos).

Se algum desses sintomas forem detectados nos 45 dias seguintes ao contato com a água das enchentes é preciso que o paciente procure assistência na unidade de saúde mais próxima de casa. Vale ressaltar que após o contato com a água contaminada a pessoa deve sempre lavar-se com água e sabão.

Vacinas

A Secretaria Municipal de Saúde orienta ao morador que estiver com o cartão de vacinação atrasado a procurar a unidade de saúde mais próxima. A vacina antitetânica tem validade de 10 anos e a de Hepatite toda a vida.

Principais doenças

Leptospirose: doença infecciosa grave causada pela bactéria Leptospira, eliminada principalmente pela urina dos ratos. A transmissão acontece por meio de contato com água ou lama contaminada. Os sintomas são febre, dor de cabeça, dor na panturrilha, fraqueza, sangramentos na pele e mucosa e insuficiência renal.

Diarreia: pode ser causada por vírus ou bactérias. Ingestão de água ou alimentos contaminados são os maiores vilões. Fezes moles, aumento do número de evacuações, dor de barriga, vômito, náuseas e febre podem indicar a doença.

Febre tifoide: causada por bactéria e está relacionada a condições ruins de saneamento básico e higiene pessoal. É transmitida por meio de água e alimentos contaminados com fezes e urina de pessoas com a doença. Febre alta, dor de cabeça, mal-estar, falta de apetite, intestino preso ou diarreia estão entre os principais sintomas.

Hepatite A: é uma doença que atinge o fígado, transmitida por meio de água ou alimentos contaminados. São sintomas da hepatite A: perda de apetite, febre, dores de cabeça, dor abdominal, mucosas e pele com cor amarelada e fezes brancas.

.Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação PMBG