#ChuvaNoES: Prefeito Neto Barros faz balanço das cheias no município

Com pouco mais de 30 mil habitantes, a cidade de Baixo Guandu foi uma das atingidas. O prefeito do município, Neto Barros, descreve desta maneira o que presenciou: "Essa chuva pegou as cabeceiras da serra e todos os córregos, igarapés vieram com uma força violenta. Sobrevoando você vê uma imagem desoladora. Perdemos a referência, sumiu tudo", afirmou.

O prefeito disse que os donativos têm chegado e que a maior dificuldade da cidade neste momento é por máquinas, que possam ajudar no serviço de limpeza e retirada do entulho. Segundo Neto, outra adversidade é o acesso às comunidades do interior. "Precisamos de máquinas, como retroescavadeira”.

Foram mais de 20 pontes que caíram. As estradas caíram. É um cenário de guerra, destruição total, de um prejuízo incalculável. Só as pontes são cerca de R$ 150 mil cada uma. Calculamos cerca de R$ 10 milhões de prejuízo. Perdemos uma vida. Perdemos muitos animais. E continua chovendo. A situação é muito triste."

De acordo com Barros, houve alagamentos em vários bairros. "Somos banhados pelo rio Doce, é o primeiro município na divisa com Minas Gerais. Temos também o rio Guandu. Esses dois rios encheram muito, passaram de 5 metros", disse.

Segundo o prefeito, existem distritos completamente ilhados. Ele contou que as cenas vistas são fortes: "O que era rio virou mar, o que era córrego virou rio. O pessoal mais idoso, que está há muito tempo na roça, está muito assustado. Muita gente perdendo as casas. Aonde a água nunca chegou nem na soleira ela passa no telhado."

Vítimas

Helicópteros de resgate da Policia Militar, Marinha e Exército sobrevoaram o município de Baixo Guandu nesta terça-feira (24). Um senhor morador do distrito de Vila Nova do Bananal, vítima de um soterramento, foi resgatado e encaminhado para o centro cirúrgico do Hospital Silvio Ávidos, em Colatina, com fratura exposta. O munícipe ainda não foi identificado.

Outra senhora resgatada foi internada no Hospital João dos Santos Neves, em Baixo Guandu. O quadro é estável. Um munícipe com ferimentos leves foi atendido e liberado.

Os helicópteros também levaram medicamentos, alimentos e água para o distrito de Ibituba. Durante o dia, o Corpo de Bombeiros também realizou resgate com barcos. A Força Nacional realizou atendimento e resgate no Alto Laje.

Plantão

Hoje (24), as assistentes sociais visitaram todas as famílias do bairro Sapucaia, que foram atingidas pelas águas das fortes chuvas. As famílias foram removidas para abrigos e casas de parentes. A Secretaria de Assistência Social informa que o plantão continua 24h. Os moradores podem procurar as equipes no Poliesportivo, ou por meio do telefone: 27 98125-6141.

Trabalhos

Nesta quarta-feira (25) chegam ao município os cães farejadores para ajudar na busca e resgate das famílias afetadas pelas chuvas nos distritos de Baixo Guandu.

Assessoria de Comunicação PMBG
Eduardo Candeias