Skip to content Skip to left sidebar Skip to footer

Chuvas fortes de janeiro danificam estradas e recuperação total deve durar 60 dias

Após as fortes chuvas de janeiro e início de fevereiro que atingiram todo o município de Baixo Guandu, a Secretaria de Infraestrutura, Estradas e Pontes já iniciou a recuperação das vias do interior do município.
 
As chamadas estradas principais, que ligam a sede de Baixo Guandu aos distritos de Vila Nova do Bananal, Ibituba, KM 14 e Alto Mutum já receberam um primeiro patrolamento e continua nestas vias o serviço de recuperação, o que deve estar concluído já a partir da próxima semana.

Em seguida terá inicio o patrolamento dos chamados “galhos”, que ligam as vias principais  (ES-164 e ES-165) às localidades espalhadas por todo o interior. Baixo Guandu possui quase 900 quilômetros de estradas que necessitam de manutenção, incluindo os trechos sob
responsabilidade do DER.

“Acredito que em 60 dias já teremos patrolado toda nossa malha viária do interior, um trabalho que precisa ser constante porque estamos em pleno período chuvoso, que provoca danos naturais nas estradas”, explicou ontem o secretário de Infraestrutura Sergio Reis.

As chuvas de janeiro foram bem acentuadas no interior de Baixo Guandu em 2020. Dependendo da localidade, choveu entre 150/320mm durante todo o mês e inicio de fevereiro, o que sempre danifica bastante as estradas.

Em janeiro, de acordo com o secretário Sergio Reis, uma equipe da Infraestrutura manteve-se de prontidão para socorrer os locais onde o tráfego de veículos era interrompido com a queda de barreiras.

“Em no máximo quatro a cinco horas já estávamos no local com maquinário para desobstruir as estradas principais danificadas pelas chuvas, e a atenção agora será mais voltada para o patrolamento, com o retorno dos dias ensolarados”, falou o secretário.