Cidade brilhou no desfile da Pátria, com forte presença de público e dedicação das escolas

Baixo Guandu preparou mais uma vez um grande espetáculo para comemorar a Independência do Brasil. O desfile realizado ontem (07/09) ao longo da avenida Carlos de Medeiros encantou pela beleza e coreografias de alunos e fanfarras, reunindo um grande público das 16 às 21 horas.

Cerca de duas mil pessoas desfilaram em comemoração ao dia da Pátria, em 36 pelotões, a maioria formados pelas escolas municipais, estaduais e particulares da cidade.

O desfile foi abrilhantado ainda com a presença de grupos que se organizaram para participar: desbravadores, motoqueiros, cavaleiros, Maçonaria, capoeiristas, pomeranos, Policia Militar. Também desfilaram a APAE e houve apresentação da banda municipal Lyra Guanduense.

O pelotão dos pomeranos anunciou, no desfile, a grande festa que se realizará em Baixo Guandu nos dias 7 e 8 de outubro. A primeira Guandu Pomerfest vai resgatar valores da cultura daquela etnia pela primeira vez na cidade. Cerca de 40% dos habitantes do município são descendentes de pomeranos.

Um dos pontos fortes do espetáculo foi a presença de 13 fanfarras de escolas do município, com evoluções que encantaram o público. A avenida Carlos de Medeiros ficou totalmente tomada pela população, confirmando a tradição do sucesso do desfile de 7 de setembro.

As escolas de Baixo Guandu apresentaram no desfile temas variados, enfocando a imigração, os trabalhadores, a Independência do Brasil, o combate à corrupção, a história do município, a preservação da natureza , o ensino, a necessidade da união entre os povos, entre outros.

A Secretaria Municipal de Educação preparou todo o desfile com meses de antecedência, tudo para garantir uma apresentação à altura para as comemorações do dia da Pátria. Mais de 100 profissionais ligados à Educação estiveram diretamente envolvidos na organização.

Além das escolas de ensino fundamental e médio, destaque também para a presença das creches do município, com mais de 300 crianças se apresentando e conhecendo desde cedo a importância da cidadania.

Um palanque foi armado nas proximidades do Banco do Brasil, onde o prefeito Neto Barros, o vice prefeito Eloy Avelino, o deputado Dary Pagung, secretários municipais, os vereadores e outras autoridades acompanharam todo o desfile.

O centro de Baixo Guandu viveu uma tarde/noite de muita movimentação, com a avenida Carlos de Medeiros inteiramente tomada por milhares de pessoas. Uma festa, enfim, à altura da importância da comemoração da Independência do Brasil, que aconteceu no dia 7 de setembro de 1822  através de D. Pedro I.