Cidade fecha quase tudo a partir deste sábado, na luta contra o coronavírus

Embora continue sem registrar até a manhã de hoje (21/03), casos suspeitos ou confirmados de coronavírus, Baixo Guandu já vive a luta mundial contra a doença.

A cidade vai praticamente parar a partir deste sábado: comércio fechado, aulas suspensas, atividades em igrejas e casas de shows proibidas e órgãos públicos sem funcionar, com exceção da área de Saúde, onde as atividades continuam intensas.

Só vão abrir os serviços considerados essenciais, como farmácias, supermercados, padarias, postos de combustíveis, cuidados animais e alimentos. Restaurantes e lanchonetes poderão funcionar até às 16 horas, e depois deste horário só estão liberadas as entregas.

A recomendação das autoridades é uma só: todos devem ficar em casa e só sair em caso de extrema necessidade. No Estado, até ontem foram confirmados 13 casos de coronavírus e existem centenas de casos suspeitos em 35 municípios.

O prefeito Neto Barros voltou a fazer na noite de ontem (20/03) uma transmissão ao vivo do gabinete, em sua rede social, pedindo tranquilidade à população de Baixo Guandu, mas alertando para a gravidade da situação. Todos devem seguir as recomendações das autoridades de saúde, segundo o prefeito, especialmente se manter em casa e manter hábitos rigorosos de higienização – como a lavagem das mãos utilizando água e sabão.

A live do prefeito Neto, que durou 55 minutos, contou também com a presença da secretária de Saúde Terezinha Bolzani e da psicóloga Telma Sueli Gonçalves, que hoje às 10 horas estarão também dando entrevista na rádio Sintonia FM, prestando informações sobre a pandemia de coronavírus.

Neste sábado, durante todo o dia, uma motosom vai circular no perímetro urbano de Baixo Guandu, pedindo em nome da Secretária de Saúde que todos se mantenham em casa. A sonorização também orienta a todos sobre o funcionamento na área de Saúde no município.

A secretária Terezinha Bolzani admitiu ontem que o coronavírus vai chegar em Baixo Guandu, não podendo se precisar quando isso vai acontecer.

A recomendação é todos se manterem em casa, a melhor forma de evitar a disseminação do coronavirus, além de observarem as normas de higiene recomendadas.