Cidade resiste bem ao maior temporal desde 2013: 85 mm de chuva acumulada em 12 horas

Baixo Guandu resistiu muito bem ao forte temporal que caiu na noite de ontem e madrugada de hoje (04/01), com acumulado de 85mm até às 9h30m da manhã.

Desde 2013, com a grande enchente do mês de dezembro, a cidade não recebia tanta chuva em espaço de apenas 12 horas.

O único dano no patrimônio público registrado foi a queda de um trecho de aproximadamente 10 metros do muro do estádio Manoel Carneiro, na subida do bairro Rosário I, porém sem causar vítimas.

Alguns pontos de alagamento foram registrados durante a madrugada, no entanto hoje pela manhã a situação estava completamente normalizada.

A chuva começou por volta das 20h30m de ontem, com ventania, raios e trovões, estendendo-se durante a madrugada.

Parte da cidade ficou sem energia elétrica por mais de uma hora, mas o serviço já está restabelecido.

O secretário de Obras Maximiliano Cândido dos Santos explicou que a chuva de 85mm é uma precipitação muito considerável, mas felizmente os danos foram mínimos.

“A cidade resistiu muito bem a esta chuva forte e estamos atentos porque o tempo instável deve continuar até o final de semana “, disse ele.

Uma das preocupações com a chuva forte de ontem era a galeria do bairro Sapucaia, que se rompeu em dezembro e chegou a interditar um trecho do asfalto que liga Baixo Guandu a Aimorés, nas proximidades da 2ª Cia da Polícia Militar.

A galeria foi reparada depois de um intenso trabalho de mais de duas semanas envolvendo a Prefeitura, o SAAE e o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado –DER.

Segundo o secretário de Serviços Urbanos, Waldir Moreira, a galeria funcionou normalmente durante a chuva forte de ontem e o escoamento das águas foi feito de forma tranquila.

“A chuva foi muito forte, mas no perímetro urbano os danos podem ser considerados muito pequenos. Apenas a queda de um trecho do muro do estádio, pequenos danos em calçamento e alguns alagamentos, que hoje pela manhã já haviam desaparecido. A cidade resistiu muito bem à chuva”, falou o secretário Waldir.

O rio Guandu, hoje pela manhã, retratava bem a chuva forte que caiu não só em Baixo Guandu, mas também na região. O rio subiu cerca de um metro durante a noite, aumentando muito a vazão na represa localizada próximo à ponte de ferro. Mas o nível está ainda longe de atingir o nível de inundação.

Os poucos danos à mobilidade urbana em Baixo Guandu, com a forte chuva, podem ser creditados às obras de pavimentação e drenagem que a Prefeitura realiza desde 2013. É o caso do bairro São Pedro, que está 98% pavimentado e a população não sofre mais com ruas alagadas.

Outro bairro que já começou o serviço total de drenagem e pavimentação é o Valparaíso. Segundo o prefeito Neto Barros, o plano de mobilidade e humanização da sede e distritos de Baixo Guandu, prevê até 2020 um investimento de cerca de R$ 15 milhões de recursos próprios, além do que pode ser captado de emendas parlamentares e programas Federais e Estaduais.