Skip to content Skip to left sidebar Skip to footer

Cidade sedia etapa do Campeonato Nacional e Pré-Pan de Parapente a partir de sábado, 8 de abril

Baixo Guandu vai viver mais uma vez uma festa de vôo livre, a partir do próximo sábado, (08/04), quando acontece na cidade a 1ª etapa do Campeonato Nacional de Parapente, que servirá também como classificatória para o Pan Americano da categoria.
 
A etapa guanduense se estende de 8 a 15 de abril e até o início desta semana 130 pilotos de parapente  estavam inscritos para participar da competição, que já se transformou numa  tradição na cidade.
 
 A rampa do Monjolo, de onde os competidores alçam vôo, é considerada hoje com ótima estrutura para a prática do esporte, além do fato de Baixo Guandu possuir as chamadas “térmicas” que tornam mais emocionante a evolução dos participantes da modalidade parapente.
 
O município não vai ter custos para sediar a competição de parapente, oferecendo apenas apoio logístico para os participantes, com transporte e ambulância em caso de necessidade, além do patrolamento da estrada que dá acesso à rampa do Monjolo.
 
Esta etapa do campeonato nacional ocorre em Baixo Guandu exatamente nas comemorações dos 82 anos de emancipação política do município. Na segunda feira, 10 abril, será feriado municipal e a etapa prossegue até o sábado, dia 15, com feriado também na sexta feira Santa, o que possibilitará um melhor acompanhamento do público às competições.
 
Espera-se a presença de muitos visitantes a Baixo Guandu durante a competição, porque além dos 130 pilotos, toda a equipe de coordenação e centenas de simpatizantes do esporte de todo o país já se programaram para participar.
 
Esta situação é excelente para a economia do município, já que a movimentação em hotéis, restaurantes, postos de combustíveis e no comércio em geral é logo sentida com a presença do grande número de visitantes.
 
A programação da 1ª Etapa do Campeonato Brasileiro e do Pré Pan inicia-se no dia 8, sábado, com treino livre a partir das 9 horas na rampa do Monjolo. Às 15 horas acontecem as inscrições oficiais e para as 20 horas está agendada a festa de abertura, na Praça São Pedro, onde ficará concentrada também a Central de Organização das competições, nas diversas modalidades.
 
Do dia 9 ao dia 15 de abril, os pilotos de parapente vão colorir o céu de Baixo Guandu, num espetáculo que atrai pela beleza e ousadia dos pilotos. O encerramento ocorre no dia 15 de abril, sábado, com a entrega da premiação a partir das 19h30m na Praça São Pedro.