Skip to content Skip to left sidebar Skip to footer

Cidade vai ter no final de semana Programa de Assistência Dermatológica, de prevenção ao câncer

Baixo Guandu vai realizar no próximo sábado e domingo (dias 13 e 14 de julho) mais um Programa de Assistência Dermatológica (PAD), desenvolvido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde com várias parcerias, objetivando especialmente a prevenção ao câncer de pele.
 
O atendimento em Baixo Guandu será realizado no NESF, localizado na rua dr. Hugo Lopes Nale, nos seguintes dias e horários: dia 13, sábado, de 8 às 17 horas;  e domingo, dia 14, de 8h até o meio dia. Importante: não há necessidade de agendamento prévio, bastando os interessados compareceram ao local com cartão do SUS e documentos pessoais.
 
O PAD realizou no ano passado 433 atendimentos em Baixo Guandu, com realização de 56 cirurgias e 341 procedimentos de crioterapia. Pacientes não só de Baixo Guandu, mas também de toda a região , incluindo Minas Gerais, se beneficiam do atendimento dermatológico, que é realizado gratuitamente.
 
Os cirurgiões dentistas da Prefeitura também vão estar trabalhando  no PAD, realizando atendimento de prevenção ao câncer de boca. No ano passado, foram realizados  85 atendimentos também no NESF.
 
Mais de 100 pessoas estarão diretamente envolvidos diretamente no atendimento neste final de semana, incluindo médicos especialistas e acadêmicos de medicina, enfermeiros, atendentes, pessoal de apoio e servidores da Secretaria Municipal de Saude.
 
O PAD é uma realização da Prefeitura de Baixo Guandu em parceria com a UFES, a Secretaria Estadual de Saúde,  o Albergue Martinho Lutero, e a Igreja Evengélica de Confissão Luterana no Brasil (Paróquia de Baixo Guandu). Também são parceiros no atendimento o Sicoob, a Limpida, a Souza Ambiental e o SAAE.
 
A expectativa é do atendimento de aproximadamente 500 pessoas este ano no PAD. Baixo Guandu realiza anualmente este programa porque no município e região é grande a presença de pessoas mais sujeitas ao câncer de pele –  entre eles trabalhadores do campo e de raça branca. O atendimento, no entanto, não seleciona estas características e qualquer pessoa vai ser atendida.


Em 2018, cerca de 500 pessoas foram atendidas no programa dermatológico, que acontece novamente neste final de semana