Skip to content Skip to left sidebar Skip to footer

Cidade vizinha mineira é exemplo de sucesso para costureiras guanduenses

Um grupo de costureiras de Baixo Guandu realizou na última quarta-feira (10), uma visita técnica ao distrito de Vargem Grande, em São João do Manteninha-MG, local conhecido como a cidade da lingerie.

A cidade de São João do Manteninha-MG está revolucionando a economia da região, com geração de emprego para quase toda população. Atualmente as empresas têm apostado na terceirização de parte da produção, com a contratação de costureiras que prestam serviços de facção. “Estamos apoiando e incentivando os grupos de costureiras de Baixo Guandu para que possam, inicialmente, prestar serviços, além de produzir peças completas, dando início ao trabalho de construção uma marca própria”, disse Claudia Alvarenga – Assessora Técnica.

Em reunião realizada com um dos empresários do distrito de Vargem Grande, durante a visita, foi dado início a uma parceria que tem como objetivo inserir o grupo de costureiras guanduenses neste processo de terceirização, com previsão para janeiro de 2015.

“Vamos dar continuidade ao trabalho de acompanhamento e apoio realizado com estas mulheres que tem demonstrado grande interesse pela formação de suas associações”, explicou Clovis Rodrigues – Secretário de Desenvolvimento Econômico.

Experiência

As costureiras guanduenses já tiveram uma grata experiência na participação da produção dos mais de cinco mil peças de uniformes escolares da rede pública municipal no ano de 2013, o que favoreceu o desenvolvimento do grupo de Baixo Guandu que em breve estará recebendo oito máquinas novas de costura para incentivo à formalização da associação. Outro grupo de costureiras guanduenses, do bairro Mascarenhas, está participando do processo de encubagem da Fundação Vale, em parceria com a FGV. Como prêmio da participação na última edição do BARI 2013, elas foram contempladas com elaboração de um plano de negócio e aporte no valor de R$ 80.000,00, que está sendo utilizado para compra de máquinas e equipamentos para o grupo.

Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação PMBG
Eduardo Candeias
Fabiano Damasceno
noticia@pmbg.es.gov.br
(27) 3732-8914
Texto: Fabiano Damasceno