Skip to content Skip to left sidebar Skip to footer

Cidade volta hoje a risco moderado de contágio, mas Saúde quer reforçar cuidados

O município de Baixo Guandu retorna hoje (10/8) ao risco moderado de contágio da pandemia da COVID-19, conforme classificação divulgada no último sábado pelo Governo do Estado.

Mas de novo a Secretaria Municipal de Saúde adverte: não vencemos a pandemia e todos devem reforçar os cuidados para evitar a disseminação do vírus, que já ceifou a vida de mais de 100 mil brasileiros desde o início da crise sanitária.

Só sair de casa se for necessário e de máscara de proteção, manter rigorosos hábitos de higiene e evitar qualquer tipo de aglomeração estão entre os principais cuidados.

Até a data de hoje Baixo Guandu registrou 13 mortes em consequência da doença. São 556 casos confirmados desde 3 de maio (quando aconteceu o primeiro caso) e desde então o município vive uma luta constante contra a COVID-19.

Baixo Guandu estava em risco alto de contágio na semana passada, porém nos últimos 7 dias a Vigilância em Saúde registrou apenas 25 novos casos e 151 pessoas, no mesmo período, se curaram do ataque do vírus. Tínhamos 163 casos ativos e hoje apenas 35 pessoas permanecem com a doença.

Com o risco moderado, a flexibilização do funcionamento do comércio é automático, podendo abrir as portas sem rodízio de setores. As agências bancárias também podem atender ao público e as igrejas retornam aos cultos presenciais, com as devidas normas de cuidados.

O objetivo agora é chegar ao risco baixo de contágio, o que pode ocorrer já nas próximas semanas.

Cidades do Noroeste e Norte do Estado como Colatina (mais de 4.100 casos), São Gabriel da Palha (1080),Nova Venécia (650) e Afonso Cláudio (620) estão em situação mais preocupante que Baixo Guandu, mas a pandemia começa a mostrar que há tendência de estabilização de casos também no interior, a exemplo do que ocorreu na Grande Vitória.