Colaboração da população é importante no combate ao Aedes Aegypti

A Prefeitura de Baixo Guandu, por meio da Coordenação da Vigilância Municipal em Saúde, vem combatendo a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Febre Amarela, Chikungunya e Zika Vírus, com um elenco de medidas para que o risco de surgimento de uma dessas doenças entre a população seja o menor possível.

As equipes de agentes de combate a endemias ao mosquito da Vigilância Municipal em Saúde, em parceria com os agentes comunitários, vêm realizando visitas domiciliares em todos os bairros da cidade, coletando amostras de possíveis focos, tratando e/ou eliminando depósitos com água de larvas e orientando os moradores para evitarem o acúmulo de objetos que possam reter a água da chuva, como garrafas, vasilhames e pneus velhos.

“Nesse período de chuvas, os moradores precisam redobrar a atenção com o aparecimento de novos focos do Aedes Aegypti, mantendo o interior da casa e o quintal limpos”, orienta o coordenador da Vigilância Municipal em Saúde, Azemar de Carvalho.

COLABORAÇÃO

A Secretaria Municipal de Saúde faz um apelo aos guanduenses para que colaborem com as equipes de combate ao Aedes Aegypti – que a partir da próxima semana passarão a intensificar as visitas às residências e prédios comerciais da toda a cidade –, abrindo suas portas para a inspeção e combate ao mosquito transmissor daquelas doenças.

Por sua vez, a Vigilância Municipal em Saúde, com a colaboração de outras secretarias municipais, vem coletando, secando e armazenando em locais cobertos os pneus encontrados ao ar livre (mais de 02 mil já foram remanejados); aplicando inseticida em bueiros, bocas de lobo e galerias, ao mesmo tempo em que faz a divulgação, através de panfletos, sobre a doença nas casas, escolas, postos de saúde e outros locais.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação PMBG