Coleta Seletiva chega a Mascarenhas e Ricardo Holz

Iniciada há 18 meses nos bairros Centro e Operário a coleta seletiva consiste no recolhimento adequado de materiais recicláveis, previamente separados do lixo comum pela população. Tal prática permite que materiais como vidro, papel, plástico e metais existentes nos objetos descartados sejam reutilizados na confecção de novos produtos. O reaproveitamento reduz a quantidade de resíduos sólidos destinada ao aterro sanitário, aumentando sua vida útil e preservando o meio ambiente.

Em cumprimento do Termo de Compromisso Ambiental (TAC) 01/2013 firmado entre Ministério Público Estadual, Ministério Público do Trabalho e o município de Baixo Guandu, a secretaria municipal de Meio Ambiente (SEMMA) acaba de expandir o serviço de coleta seletiva, que também será feita na vila de Mascarenhas e no bairro Ricardo Holz. A expansão do serviço contou, inicialmente, com palestras educativas e ações de sensibilização nas duas comunidades, atividades realizadas entre os dias 09 e 17 últimos. A prefeitura recebeu apoio de uma empresa concessionária de energia elétrica que doou 04 contêineres PEV (ponto de entrega voluntário).

A SEMMA informa ainda que, no primeiro semestre de 2016, a coleta seletiva também será implantada nos bairros Valparaíso, São José, Vila Kennedy, São Pedro e Santa Mônica. Para o segundo semestre pretende-se ampliar o serviço para os bairros Sapucaia, Mauá, Alto Guandu, Rosário I e II, abrangendo 100% da sede do município até o final do próximo ano.

Coleta Seletiva

O projeto de Coleta Seletiva é umas das ações do Programa de Governo que começou a ser cumprida em maio de 2014, seguindo recomendações do Termo de Compromisso Ambiental (TAC). Inicialmente implantada nos bairros Centro e Operário, envolvendo agentes e técnicos das Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Meio Ambiente, esta ação está sendo estendida a outros logradouros do município.

TCA

O Termo de Compromisso Ambiental (TCA) visa o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Por meio dele as prefeituras firmam diversos compromissos, entre os quais implantar a Coleta Seletiva e encerrar as disposições finais inadequadas, como os lixões. O cumprimento dos itens do Termo implica na redução de lançamento de resíduos no meio ambiente, favorece as práticas de reaproveitamento de materiais, a valorização dos catadores, a geração de emprego e renda e a recuperação das áreas degradadas ou contaminadas em função dos lixões.

Assessoria de Comunicação PMBG

noticia@pmbg.es.gov.br