Coleta Seletiva começa nesta quarta-feira (07) em Baixo Guandu

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Baixo Guandu inicia nesta quarta-feira, dia 07 de maio, a Coleta Seletiva nos bairros Centro e Operário.  Além da coleta nas residências diariamente, por meio do caminhão compactador, são disponibilizados 14 pontos de recolhimento/ entrega voluntária para os moradores nos dois bairros.  Outros 30 contêineres ainda serão instalados.

A Coleta do Lixo Úmido será realizada diariamente pelo caminhão compactador.

Já a coleta do Lixo Seco e Rejeitos será realizada nas datas e horários conforme tabela abaixo:

Avenidas 10 de Abril e Carlos de Medeiros
Segunda a sexta-feira a partir das 13h

Centro e Operário
Demais ruas do Centro e ruas do bairro Operário
Segunda, quarta e sexta-feira a partir das 13h40

Entrega de kits
Na última semana, agentes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saúde realizaram ação de orientações e distribuição dos kits da Coleta Seletiva nos bairros Centro e Operário. Os kits contêm adesivo, folder e 60 sacolas para a separação de lixo.

Coleta Seletiva
O projeto de Coleta Seletiva é umas das ações do Programa de Governo a ser cumprida em 2014, seguindo recomendações do Termo de Compromisso Ambiental (TAC). Inicialmente, será implantada nos bairros Centro e Operário, envolvendo agentes e técnicos das Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Meio Ambiente.

A coleta seletiva é o recolhimento de materiais recicláveis que foram previamente separados do lixo comum pela população. Ao ser colocada em prática, ela permite que o vidro, o papel, o plástico e os metais existentes nos objetos descartados sejam utilizados na confecção de novos produtos. O reaproveitamento reduz a quantidade de resíduos que é destinada ao aterro sanitário, aumentando sua vida útil e preservando o meio ambiente.

TCA
O Termo de Compromisso Ambiental (TCA) visa o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Por meio dele, as prefeituras firmam, dentre outros compromissos, o de elaborar o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, implantar a Coleta Seletiva e encerrar as disposições finais inadequadas, como os lixões. O cumprimento dos itens do termo implica na redução de lançamento de resíduos no meio ambiente, no reaproveitamento de materiais, na valorização dos catadores, na geração de emprego e renda e na recuperação das áreas degradadas ou contaminadas em função dos lixões.

Assessoria de Comunicação PMBG
Eduardo Candeias