Com alertas mantidos nos rios Guandu e Doce, município ainda está tranquilo com as chuvas

Baixo Guandu ainda está sem ocorrências graves decorrentes das chuvas que castigam o Espirito Santo e Minas Gerais desde a semana passada, mas o município permanece em alerta com a vazão dos rios Doce e Guandu.

Ontem pela manhã (25/01) a Defesa Civil da cidade fez um alerta sobre a elevação do rio Guandu e à tarde foi a vez da Defesa Civil do Estado, que calculou para a madrugada desta segunda-feira, a possibilidade do rio Doce elevar muito o nível e provocar inundação nas partes baixas do perímetro urbano de Baixo Guandu.

“Nós estamos com dois alertas, nos rios Doce e Guandu, mas o município ainda apresenta uma situação bem tranquila, diferente de tantas tragédias que ocorrem em várias cidades de Minas e do Espírito Santo”, disse hoje pela manhã o coordenador da Defesa Civil municipal, Sandro Brandião, que está percorrendo áreas da sede e interior e permanece com sua equipe de prontidão.

Ontem à tarde, para auxiliar na vazão do rio Guandu e evitar inundações no perímetro urbano, a Defesa Civil, com ajuda de servidores da Prefeitura e voluntários, abriu as comportas da represa situada próxima à ponte de ferro. O resultado foi bom e o rio Guandu se manteve estável até a manhã de hoje, sem oferecer risco imediato à população ribeirinha. Mas o rio pode subir durante o domingo e o alerta para os moradores próximos ao rio está mantido.

“O alerta tanto para o rio Guandu quanto para o rio Doce permanecem, uma vez que continua chovendo na região”, explicou o coordenador da Defesa Civil.

Com relação ao alerta da Defesa Civil do Estado do ES sobre a elevação acentuada do rio Doce em Baixo Guandu, prevista para a madrugada/manhã desta segunda-feira, as áreas com risco de inundação estão localizadas nas proximidades da linha férrea da Vale, na região próxima ao “Eucalipto”, indo em direção ao bairro Boa Vista e também nas partes mais baixas da região conhecida como “Serra Coco”, no bairro Mauá.

As famílias que residem nestes locais estão sendo avisadas pela Defesa Civil Municipal para se precaverem sobre a possibilidade de inundação. Em caso de emergência, qualquer pessoa pode utilizar os telefones 190 e 193.

Por determinação do prefeito Neto Barros, as Secretarias Municipais permanecem em estado de atenção para eventual socorro aos atingidos pelas chuvas em Baixo Guandu.

Esta região na proximidades do Eucalipto, próximo à linha férrea, corre risco de sofrer inundação pelo rio Doce

As comportas da represa do rio Guandu próximo à ponte de ferro foram abertas ontem para ajudar no escoamento das águas

O rio Guandu está com a vazão muito elevada e o alerta da Defesa Civil permanece quanto à possibilidade de inundação

A Defesa Civl do Espírito Santo emitiu um alerta de que a inundação deve chegar em Baixo Guandu na manhã desta segunda-feira (27/01)