Com investimento inicial de R$ 2,5 milhões, Prefeitura muda 100% da iluminação pública para LED

A Prefeitura Municipal está executando, desde o mês de março, um programa  arrojado de melhoria na iluminação pública de Baixo Guandu, incluindo a sede, distritos e localidades do interior, com substituição de 100% das lâmpadas para o sistema de LED.

Um total de 3.800 pontos de iluminação pública serão beneficiados pelo novo sistema, cuja conclusão está prevista para mais cerca de 120 dias. As lâmpadas de LED proporcionam muito mais luminosidade e representam uma economia de 50% no custo da manutenção do sistema. O novo sistema possui ainda uma garantia de 5 anos, representando também um custo de manutenção muito mais econômico.

O objetivo do programa, além da melhoria na iluminação, é trazer benefício também ao consumidor, que terá dentro de no máximo dois anos, a taxa de iluminação pública reduzida nas contas de energia, assim que o investimento estiver devidamente quitado.

Inicialmente, estão sendo investidos com recursos próprios R$ 2,5 milhões no Programa, e o Banco do Brasil já assinou contrato com a Prefeitura para custear a execução de todo o projeto, com mais R$ 1,95 milhão colocados à disposição do município.

A troca de 100% da iluminação não trará custos direitos ou dívidas para o município, uma vez que o pagamento é todo custeado pela taxa de iluminação pública que o consumidor paga normalmente junto com as contas de luz. E a compensação à população virá após o pagamento do investimento, com redução das taxas de iluminação que são pagas mensalmente.

EM ANDAMENTO

O Programa de substituição de 100% da iluminação já foi executado nos distritos de Alto Mutum Preto, Ibituba, KM 14 e Vila Nova do Bananal, além de em vários pontos da sede localizados no centro ou próximos dele -como na avenida Carlos de Medeiros, avenida Santa Terezinha e outros.

Em todas estas localidades já é visível a melhoria extraordinária na qualidade da iluminação: o sistema LED é muito mais eficiente do que com lâmpadas a vapor de sódio, que possui aspecto amarelado. As lâmpadas de LED aumentam em até 50% a luminosidade, que conferem também eficiência ao sistema, e mais beleza pela coloração prateada.

A expectativa é que dentro de mais 120 dias, 100% da iluminação pública de Baixo Guandu já esteja com o sistema de LED, com execução a cargo de uma empresa especializada neste setor.

Além de todos os bairros da sede e também sedes dos distritos, algumas localidades como Santa Rosa, barra de Santa Rosa, Patrimônio da Penha, São Sebastião, Patrimônio do Divino, entre outros, já receberam ou vão receber este grande benefício.

Nova iliminação em LED

Dirigentes do Banco do Brasil estiveram com o prefeito Neto Barros e o presidente da Câmara, Wilton Minarini, assinando contrato adicional para conclusão da iluminação de LED em todo município