Com R$ 20 milhões em caixa e contas saneadas, gestão faz de 2020 o ano das grandes entregas

Baixo Guandu completa neste ano de 2020, 85 anos de emancipação política. E com motivos para comemorar pelo momento especial que vive a gestão pública municipal, talvez a melhor de sua história: contas saneadas, R$ 20 milhões de fluxo médio em caixa, servidores e fornecedores em dia e obras de vulto que serão entregues no decorrer do ano.

O prefeito Neto Barros fala com orgulho da situação que Baixo Guandu se encontra hoje, depois de 7 anos comandando o Executivo local.

“Assumimos em 2013 numa época em que os guanduenses andavam cabisbaixos, com uma economia fraca e estagnada, uma cidade violenta que afastava investidores e empresas e um total descontrole nas contas públicas”, revela o prefeito Neto Barros, cuja gestão acaba de receber mais um reconhecimento: ganhou o 1º lugar no Estado em Governança Municipal, em concurso promovido pela Amunes, pelo Projeto Regular, que está garantindo o título de propriedade a centenas de famílias no município.

Entregas
Hoje a Prefeitura de Baixo Guandu respira ares de governança de excelência no Espírito Santo. Os servidores desde 2013 são pagos em dia, bem como os fornecedores; há um fluxo de caixa na Prefeitura em torno de R$ 20 milhões, demonstrando claramente o saneamento das contas municipais e o município está recebendo o maior volume de obras de sua história.

Só de pavimentação de ruas, são cerca de 300 mil m² em 7 anos e mais 22 ruas vão ser calçadas ou asfaltadas em 2020. Neto Barros vai entregar Baixo Guandu próximo de 100% das ruas da sede e interior totalmente pavimentadas, um feito inédito na história do município.

Mas 2020 vai ser também marcado pelas grandes entregas que a gestão municipal vai fazer em Baixo Guandu, especialmente no centro da cidade, que está sendo completamente modernizado.
Um sonho de mais de 50 anos está se tornando realidade: o novo prédio da Prefeitura Municipal será entregue nas próximas semanas, com 96% das obras concluídas. Ali perto já foi entregue o novo SESP, com praça anexa, deixando definitivamente para o passado o prédio anterior, que estava ameaçando ruir.

E tem mais obras no centro: a nova avenida Carlos de Medeiros está sendo totalmente revitalizada e fica pronta entre fevereiro e março; a nova praça São Pedro será entregue entre abril e maio e o novo Mercado Municipal começa esta semana a ser reconstruído, num projeto muito moderno que vai orgulhar os guanduenses.

Resta ainda das chamadas “grandes obras” o Parque da Lagoa, que já passou dos 50% de execução e começou a ser usado pela população para caminhadas, depois do funcionamento do sistema de iluminação. Ali estão sendo feitos um restaurante e um píer sobre a lagoa, sem contar os mini parques infantis e o projeto de urbanização que está sendo executado.

O Parque da Lagoa será um grande cartão postal de Baixo Guandu. Situado ao lado do Residencial Ricardo Holz, às margens da BR-259, o Parque da Lagoa possui 124 mil m2, o segundo maior do Estado na área pública.

O prefeito Neto Barros não cansa de dizer que chega neste último ano de mandato com a certeza do dever cumprido. Ele aponta que as dificuldades encontradas em 2013 foram vencidas com muito trabalho.

“Ao invés de chorar o leite derramado, resolvemos levantar a cabeça e trabalhar muito para melhorar nosso Guandu. A herança maldita se transformou em desafios que foram sendo vencidos e hoje nosso município está em processo permanente de transformação, que vai continuar até o ultimo dia do mandato”, falou o prefeito Neto Barros.

Em fase final de obras, a nova sede da Prefeitura Municipal é considerada a mais moderna do Noroeste do ES

Os guanduenses vão receber em 2020 a nova Praça São Pedro

Avenida Carlos de Medeiros: entrega para fevereiro/março, um grande passo na modernização do centro da cidade

O Parque da Lagoa já está iluminado e recebe uma série outras obras. Vai se transformar num cartão postal de Baixo Guandu