Skip to content Skip to left sidebar Skip to footer

Começa nesta quarta-feira (10) o censo do Sistema Único de Assistência Social

Começa nesta quarta-feira (10) o prazo para gestores estaduais, municipais e conselheiros começarem a preencher o censo do Sistema Único de Assistência Social (Suas). O questionário é preenchido anualmente desde 2007 com a proposta de traçar um retrato detalhado da assistência social no país, a fim de monitorar a quantidade de unidades de atendimento, a estrutura, as atividades, os serviços prestados e o perfil dos trabalhadores da área.

As informações levantadas no censo servem para avaliar a execução e os resultados dos programas, serviços e benefícios oferecidos à população, assim como direcionar as tomadas de decisões sobre as políticas públicas do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

Para 2014 a novidade é a inclusão de um questionário para os Centros de Convivência, unidades que executam o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

O acesso ao sistema eletrônico é realizado por meio do link http://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/censosuas.

O prazo para o preenchimento do Censo Suas 2014 termina no dia 28 de novembro.Para preencher os questionários, os responsáveis deverão usar o login e a senha de acesso aos sistemas da Rede Suas – os mesmos do sistema CadSuas.

A orientação do MDS é que os gestores encaminhem o questionário impresso às unidades públicas ou privadas e, posteriormente, validem as informações e insiram no sistema. O não preenchimento do Censo Suas pelo município pode resultar em sanções administrativas e levar até ao bloqueio de recursos. Por isso, é importante ficar atento aos prazos e não deixar o preenchimento para a última hora.

Em caso de dúvidas, o responsável pelo preenchimento deverá entrar em contato com a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (Seadh) ou com o MDS, por meio do e-mail vigilanciasocial@mds.gov.br ou pelo telefone 0800-707-2003.

Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação PMBG
Eduardo Candeias
Fabiano Damasceno
noticia@pmbg.es.gov.br
(27) 3732-8914
Texto: Eduardo Candeias