Skip to content Skip to left sidebar Skip to footer

Comércio volta a funcionar em Guandu na quarta-feira, mas com regras de segurança

O Governo do Estado resolveu ontem (18/04) flexibilizar para algumas áreas o retorno do funcionamento do comércio, depois de classificar o risco de cada município com relação à pandemia de coronavírus.

Baixo Guandu foi classificado como risco Baixo e o comércio no município está autorizado  a funcionar a partir de quarta-feira, dia 22, tendo em vista que amanhã e na terça-feira são feriados.

O comércio, que estava funcionando apenas naqueles setores considerados essenciais, volta à atividade em Baixo Guandu mas sob determinadas regras anunciadas na tarde de ontem pelo governador Renato Casagrande. Entre elas o seguinte:

• O funcionamento será das 10 às 17 horas;
• Adoção de medidas de segurança para funcionários, com uso de máscara e  disponibilização de álcool gel para funcionários e clientes;
• Observação de distanciamento social em filas;
• As lojas deverão atender ao público obedecendo a regra de uma pessoa  para cada 10 m2 de área do estabelecimento. Em galerias e centros comerciais esta regra é mais rígida: uma pessoa para cada 14 m² de área.

O Governo do Estado divulgou ontem um Mapa de Gestão de Risco, onde aparece a classificação de cada município capixaba, dividida nas categorias de risco Baixo, Moderado e Alto. Baixo Guandu está na melhor classificação, com risco Baixo, uma vez que não apresenta caso confirmado para o novo coronavírus. Também são considerados municípios de risco Baixo aqueles que apresentam até 23 casos confirmados a cada 100 mil habitantes.
 
No Estado, são considerados de risco Alto os municípios de  Alfredo Chaves, Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica e Viana. Nestes municípios, só continua funcionando o comércio considerado essencial, como farmácias, padarias, supermercados, lojas de alimentos, postos de combustíveis, distribuidoras de gás e água, entre outros.
 
Em risco Moderado foram classificados os municípios de  Anchieta, Domingos Martins, Fundão, Guarapari, Iconha, Marechal Floriano, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina e Vargem Alta.


Baixo Guandu é considerado município de risco Baixo e o comércio volta a funcionar na quarta-feira, dia 22 de abril