Comissão começa a definir programação da 2ª Guandu Pomerfest, confirmada para outubro

A comissão que cuida da organização da 2ª Guandu Pomerfest, que está confirmada para os dias 11 a 14 de outubro, voltou a se reunir na noite de ontem (22/05), avançando nas definições com relação à programação do evento.

O encontro realizado ontem aconteceu nas dependências da Câmara Municipal, com a presença do presidente Wilton Minarini e da vereadora Celma Cortes Bussular, ficando desde já definido que o Legislativo vai fazer uma sessão solene na noite de 11 de outubro, uma quinta-feira, homenageando mais 13 famílias pomeranas com presença histórica em Baixo Guandu.

Na festa pomerana do ano passado a Câmara havia homenageado também 13 famílias de origem germânica e a sessão solene se repete este ano. A intenção é prestar a cada ano esta homenagem, lembrando que existem catalogados 162 sobrenomes diferentes de pomeranos em Baixo Guandu.

A 2ª Pomerfest/2018 terá este ano, portanto, quatro dias de festa: começa com a sessão solene no dia 11 de outubro à noite; no dia 12 (feriado nacional) haverá apresentação de danças folclóricas e duas bandas; no dia 13 acontece à tarde o desfile da cultura pomerana, novamente apresentação de grupos de dança e três bandas musicais; no domingo, dia 14, a intenção é realizar pela manhã um festival de concertina e à tarde, possivelmente um sorteio de prêmios com renda revertida para instituições filantrópicas locais. O encerramento acontece logo em seguida com o último show de uma banda pomerana.

A 1ª Guandu Pomerfest nasceu em 2017, depois que o prefeito Neto Barros lançou a ideia nas comemorações dos 500 anos da Reforma Luterana. A Igreja Luterana de Confissão abraçou a iniciativa e fez junto com a Prefeitura uma festa com presença enorme de público, constituindo-se já em sucesso em sua primeira edição.

Este ano a festa pretende ser muito melhor, especialmente no oferecimento de mais conforto ao público e aumento da oferta de comida e bebidas típicas da cultura pomerana.

Com 40% de sua população descendentes de pomeranos, Baixo Guandu já colocou em seu calendário oficial de eventos a Pomerfest local, que vai se tornar permanente na cidade.
“Valorizando a cultura pomerana estamos fazendo justiça a este povo de origem germânica que foi fundamental na nossa história”, diz sempre o prefeito Neto Barros, que quer fazer da Guandu Pomerfest um acontecimento reconhecido a nível estadual e nacional.

“Já fizemos uma ótima festa no ano passado e vamos repetir o sucesso em 2018, aprimorando sempre para atrair um grande público para o evento”, afirma o prefeito Neto.

A comissão da Pomerfest volta a se reunir no dia 19 de junho, a partir daí já com a missão de entrar na reta final dos preparativos com disposição ainda maior de oferecer uma festa pomerana melhor daquela realizada no ano passado.

Em 2017 o pátio onde foi realizada a festa ficou lotado durante os dois dias de festa, que agora se transformará em 4 dias de comemorações com a sessão da Câmara abrindo a Pomerfest na quinta-feira, dia 11 de outubro.