Comissão realiza primeira reunião para garantir sucesso da 2ª Pomerfest

Depois do grande sucesso da 1ª Guandu Pomerfest, que aconteceu em outubro do ano passado, a comissão organizadora do evento realizou ontem à noite (19/03), o primeiro encontro visando preparar a festa deste ano.

A Pomerfest está inserida no calendário oficial de eventos de Baixo Guandu e em 2018 já tem data definida para acontecer: a 2ª Pomerfest será realizada nos dias 12, 13 e 14 de outubro, um dia a mais do que no evento anterior.

O prefeito Neto Barros participou da reunião da comissão organizadora, ontem, reafirmando todo o apoio do município na realização da Pomerfest, que será mais uma vez realizada numa parceria da Prefeitura com as comunidades da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.

A 1ª Pomerfest aconteceu depois de uma sugestão do próprio prefeito Neto, que lançou a ideia durante a inauguração da rua Martim Lutero, nas comemorações da Reforma Luterana, no começo de 2017. Os luteranos abraçaram a ideia e a festa acabou se transformando num grande sucesso no mês de outubro.

O perfil da 2ª Pomerfest será parecido com a primeira edição, com shows de música típica, desfile lembrando a cultura pomerana, homenagens aos pioneiros, desfile de princesas e rainha da festa, barracas com comidas e bebidas lembrando as tradições da etnia e o tradicional Choop que marca a cultura germânica.

Cerca de 40% dos habitantes de Baixo Guandu possuem descendência pomerana, segundo dados do IBGE. Embora seja uma das cidades capixabas com maior presença de pomeranos, somente em 2017 se conseguiu realizar uma festa lembrando a cultura deste povo, que imigrou para o Brasil a partir de 1859.

A 1ª Pomerfest surpreeendeu pela grande presença de público em dois dias de festa, no ano passado, tanto que a edição deste ano acontece em três dias – sexta, sábado e domingo, dias 12, 13 e 14 de outubro. A comissão organizadora, formada por representantes de diversos segmentos sociais locais, entre eles da Prefeitura e da Igreja Luterana, quer na edição de 2018 apresentar algumas inovações na 2ª Pomerfest.

Uma delas é incentivar mais a presença da culinária pomerana nos festejos, bem como roupas e adereços típicos. A intenção também é proporcionar mais conforto aos participantes, com acomodações para as pessoas sentarem, além da instalação de um toldo gigante para amenizar o forte calor.