Comunicado – Baixo Guandu enviará ajuda aos moradores de Colatina

Devido à relativa normalidade da distribuição de água em Baixo Guandu, garantida pelo novo sistema de captação instalado de forma emergencial e provisória na antiga usina Von Lutzon, na última semana, a prefeitura de Baixo Guandu, em decisão conjunta com o posto de Comando de Operações da Defesa Civil Estadual e Municipal, resolveu enviar ajuda material para os moradores de Colatina, cidade vizinha que passa por um momento crítico com o desabastecimento de água potável.

Estando com o fornecimento de água tratada garantido e com estoques de água mineral (doada pela Samarco e sociedade capixaba) em quantidade suficiente para suprir, por pelo menos dois dias e em caso de alguma suspensão momentânea no sistema provisório de captação do rio Guandu, a necessidade de consumo dos moradores da sede do município, além das creches, escolas e unidades de Saúde, o prefeito Neto Barros assumiu formalmente o  compromisso de ceder, diariamente, o volume de água mineral fornecido pela Samarco, além de 100 mil litros de água tratada pelo SAAE, para abastecer a cidade de Colatina. A ajuda será oferecida aos colatinenses enquanto o município de Baixo Guandu mantiver sua capacidade de captar água no rio Guandu para garantir o abastecimento local.

Em publicação nas redes sociais o prefeito também pede que autoridades e a sociedade civil de outras cidades capixabas e mineiras orientem todas as campanhas de solidariedade para Colatina e Governador Valadares-MG, municípios que precisam de toda a ajuda possível.

Assessoria de Comunicação PMBG
noticia@pmbg.es.gov.br