Comunidade do Bananal prestigia em grande número a audiência do orçamento de 2020

O distrito de Vila Nova do Bananal recebeu ontem à noite (11/06) a equipe da Prefeitura que realiza as audiências públicas do orçamento municipal de 2020.

Mais de 100 pessoas  da sede do distrito e das comunidades vizinhas participaram da audiência, que é também uma oportunidade da população dialogar diretamente com os secretários municipais e apontar as necessidades locais em obras e serviços para serem inseridos no orçamento do próximo ano.

O secretário de Obras Maximiliano Cândido dos Santos apresentou, na audiência, alguns resultados da audiência pública realizada no ano passado: o distrito de Vila Nova do Bananal está recebendo, por exemplo, a resposta a duas reivindicações: a construção de uma estação de tratamento de esgotos (ETA) e a ampliação e modernização do cemitério local.

A ETA  deve começar as obras nas próximas semanas, com licitação já concluída e custo aproximado de R$ 300 mil e a ampliação do cemitério está garantida com a compra de um terreno anexo.

A secretária de Educação Cenira Antonia da Silva também levou boas noticias à Vila Nova do Bananal: outro pedido da comunidade, a reforma da escola Carlos Luiz Frederico, (onde foi realizada a audiência pública) já está com projeto pronto e a obra licitada, no valor de R$ 260 mil. “Estamos economizando e adequando os recursos para darmos início às obras”, explicou a secretária Cenira.

A secretaria de Saúde Terezinha Bolzani também falou sobre as atividades de sua pasta, explicando que a Prefeitura realiza licitação para compra de 5 ambulâncias e uma será destinada a Vila Nova do Bananal. Esta compra, na realidade, já tinha sido feita, mas as ambulâncias entregues não atendiam às especificações e tiveram que ser devolvidas ao fornecedor.

Terezinha Bolzani anunciou também o retorno do atendimento médico ao programa da ESF em Vila Nova. Até o início de julho o profissional médico retorna ao posto, depois da Prefeitura ter perdido profissionais cubanos do programa “Mais Médicos” e outros terem deixado o município por melhores salários em cidades vizinhas. Esta situação já foi inclusive corrigida, com a Câmara aprovando um aumento salarial para os médicos que atuam no município.

A população de Vila Nova do Bananal ouviu ainda o secretário de Infraestrutura Sergio Reis, que analisou o intenso trabalho de recuperação das estradas que está sendo feito em todo o município. O Lado Norte (região do Mutum) está todo patrolado e no Sul (Bananal, Ibituba e região) os serviços continuam a todo vapor, com previsão de conclusão até o final do mês.
Os vereadores Wilton Minarini, Sueli Alves Teodoro e Celma Côrtes Bussular também fizeram uso da palavra, com todos destacando os benefícios que a administração do prefeito Neto Barros tem conseguido para o município.

A vereadora Celma Côrtes, que é do Bananal, destacou ainda entre os benefícios para a região a instalação de uma torre de telefonia celular (já funcionando), num trabalho conjunto do deputado Dary Pagung e do prefeito Neto Barros. E lembrou aos produtores locais que a Prefeitura está fazendo licitações para merenda escolar e cestas básicas, com compra direta ao homem do campo.

Na audiência de ontem, a comunidade apontou as seguintes prioridades para 2020:
• Manutenção de estradas com patrolamento e cascalhamento de vias;
• Renovação da frota de ambulâncias;
• Assistência técnica aos produtores rurais;
• Reforma e ampliação de escolas.