Conferência Municipal discute aprimoramento da Assistência Social

Foi realizada ontem (05/07), no auditório do CRAS, a XI Conferência Municipal de Assistência Social de Baixo Guandu, num encontro destinado a discutir a garantia de direitos no fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social – o SUAS.

Cerca de 150 pessoas participaram da conferência, promovida pela Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação.

O objetivo principal da XI Conferência foi ampliar o debate em torno do conjunto de ações que envolvem a assistência social em Baixo Guandu. A secretária de Assistência Social Ana Paula Guimarães fez uma ampla explanação do trabalho desenvolvido no município, destacando os avanços dentro dos vários programas que envolvem a proteção social.

O encontro serviu para uma análise de todo o serviço social que é executado em Baixo Guandu, promovendo a abertura do diálogo com as diversas entidades e pessoas que estão diretamente envolvidas nos diversos programas  desenvolvidos no município.

O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) organiza, a nível nacional, as ações de assistência em dois tipos de proteção social. A primeira é a Proteção Social Básica, destinada à prevenção de riscos sociais e pessoais , por meio de oferta de programas, projetos, serviços e benefícios a indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social.

A segunda é a Proteção Social Especial, destinada a famílias e indivíduos que já se encontram em situação de risco e que tiveram seus direitos violados por ocorrência de abandono, maus tratos, abuso sexual, uso de drogas, entre outros aspectos.

A XI Conferência Municipal realizada ontem em Baixo Guandu, procurou exatamente discutir estas questões, na busca de uma assistência sempre mais eficiente no sistema de proteção social.