Confira a programação do Primeiro Fórum do Selo UNICEF em Baixo Guandu

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social de Baixo Guandu, realiza o 1º Fórum Comunitário do Selo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). O evento será na próxima terça-feira, dia 12 de agosto, das 8h às 17h30, no Ginásio Poliesportivo da cidade.

O Fórum Comunitário do Selo Unicef tem por objetivo produzir uma análise da situação das crianças e adolescentes de Baixo Guandu e um plano de ação para conquistar o Selo Unicef Município Aprovado. Além disso, o encontro busca promover o fortalecimento da participação da comunidade nos processos de planejamento, execução, monitoramento e avaliação das políticas públicas voltadas para a criança e o adolescente.

Selo Unicef

O selo é um reconhecimento internacional concedido a municípios brasileiros que alcançam importantes melhorias na qualidade de vida de crianças e adolescentes. Com dados concretos e participação popular, o município tem condições de rever suas políticas e repensar estratégias de forma a alcançar os objetivos buscados, que estão relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

8h Credenciamento
8h30 Coffee Break e apresentação da Banda Lira Guanduense
09h Abertura Oficial: composição de mesa de autoridades e momento de oração
•          Hino Nacional Brasileiro e Hino Municipal de Baixo Guandu
•          Pronunciamento das autoridades
•          Apresentação Cultural do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV Serafim
•          Apresentação Cultural dos alunos da APAE

9h45 Abertura Oficial do 1° Fórum Comunitário – SELO UNICEF MUNICÍPIO APROVADO 2013-2016
•          Presidente do Conselho Municipal de Criança e Adolescente Mariza A. D. Souza.

10h Apresentação da Metodologia, os objetivos e a importância do 1° Fórum Comunitário

•          Apresentação dos componentes da Comissão Intersetorial e Diagnóstico – Articulador do SELO

10h30 Palestra: O acesso à saúde de crianças e adolescentes como direito fundamental.  Palestrantes: Dr. Denilson Storch – Ginecologista e Gislainy Apolinário de Oliveira Mardones – Enfermeira do NESF.

11h Palestra: A garantia do Direito à Educação de todas as Crianças e Adolescentes.
Palestrantes convidados: Melina Campana Dalmachio – Coordenadora de Educação Especial e Eliana Maria Ruela – Pedagoga

11h30 Palestra: A política de Assistência Social e a Proteção à Família.
Palestrante: Ana Paula Guimarães Gutman – Assistente Social e Chefe de Departamento da SEMADH.

12h Almoço
13h30 Apresentação Cultural com os adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV Conexão Jovem

13h45 Organização dos grupos de trabalho:
Grupo 01 – Reduzir as desigualdades relacionadas ao gênero.
Grupo 02 – Reduzir as desigualdades relacionadas à raça e etnia.
Grupo 03 – Reduzir as desigualdades relacionadas à renda.
Grupo 04 – Reduzir as desigualdades relacionadas à condição pessoal.
Grupo 05 – Reduzir as desigualdades relacionadas ao território.
Grupo 06 – Reduzir as desigualdades relacionadas à idade.

15h30 Apresentação do resumo dos trabalhos e prioridades definidas pelos participantes
16h Encerramento.
16h15 Coffee Break e Apresentação Cultural da Banda do KM 14 do Mutum.

Assessoria de Comunicação PMBG
Eduardo Candeias