Confira balanço do sétimo Festival Capixaba de Teatro

Foram 10 dias de muita cultura e cerca de 20 apresentações de teatro, totalizando mais de 20 horas de interpretação. O VII Festival Capixaba de Teatro, realizado pela primeira vez em Baixo Guandu, terminou no domingo (30) com mais apresentações culturais na Praça São Pedro. No último dia de evento o público acompanhou a apresentação da Banda Lira Guanduense na concha acústica, e logo após, no palco principal, aconteceu a apresentação dos alunos que participaram das oficinas oferecidas durante o Festival. O último espetáculo da noite ficou com o Grupo Estripolia com o musical cantarerê.

Durante os 10 dias de Festival, os grupos de teatro se apresentaram em diversos locais da cidade. O palco principal foi montado no Campo do GB com uma tenda armada com capacidade para 350 pessoas sentadas. Mas as peças teatrais também passaram pela praça São Pedro, nos distritos do município, e ainda em cortejos pelas ruas da cidade. Tudo gratuito para a população.

“Foi uma semente plantada na comunidade. Através das oficinas que foram realizadas nas escolas, a ideia é que o teatro e todas as manifestações culturais caiam no gosto da população e animem para que surjam grupos teatrais no município. Vamos apoiar esses grupos e quem sabe, num futuro próximo, possamos realizar um festival municipal de teatro”, disse Jovander da Silva, secretário Municipal de Cultura.

FECATE

O Festival Capixaba de Teatro da FECATE é um projeto da sociedade civil representado pelo movimento de grupos teatrais do Estado do Espírito Santo. O objetivo é incentivar a criação teatral, oferecer espaços para apresentações, debates, palestras, além de contribuir na viabilização de formação de público.

O evento é o único das artes cênicas, realizado no Estado, como manifestação de um movimento teatral organizado e voltado para o trabalho de grupos, de linguagem, de incentivo aos artistas criadores e produtores de cultura, ao surgimento e formação de novos grupos.

Assessoria de Comunicação PMBG
Eduardo Candeias