Consórcio apresenta projeto para construção de fábrica de beneficiamento de resíduos sólidos em Colatina

Prefeitos de 21 municípios capixabas se reúnem hoje, (07/05) na sede da Secretaria de Desenvolvimento do Estado, em Vitória, a partir das 10 horas, quando será apresentado o projeto de construção de uma fábrica de beneficiamento de resíduos sólidos em Colatina.

Esta fábrica está inserida no projeto “Espírito Santo sem Lixão”, lançado em 2008 e que pretende dar um tratamento adequado aos resíduos sólidos de todos os municípios capixabas. Na prática, o projeto quer acabar com os lixões ainda existentes na nos municípios do Estado, concentrando os resíduos em 3 pontos estratégicos para uma destinação final sem agredir a natureza.

O prefeito Neto Barros estará presente na reunião de hoje na Secretaria de Desenvolvimento, uma vez que Baixo Guandu faz parte do consórcio Condoeste, que reúne 21 municípios da região “Doce Oeste”.

De acordo com o projeto “Espírito Santo sem lixão”, estes 21 municípios do consórcio Condoeste, entre eles Baixo Guandu, vai levar os resíduos sólidos (ou lixo) para Colatina, diariamente, quando estiver funcionando a fábrica de beneficiamento a ser instalada em Colatina.

Embora seja uma solução para destinação final do lixo de Baixo Guandu, o prefeito Neto Barros já externou sua preocupação com mais este encargo que deve ser assumido pelo município.

Neto explicou que os municípios capixabas enfrentam forte queda na arrecadação, fruto da crise econômica e do fim do Fundap, e o transporte do lixo da cidade para a indústria a ser instalada em Colatina é mais uma despesa para os cofres públicos. O consórcio Condoeste ficará responsável também pela manutenção da usina de beneficiamento em Colatina.

Ainda não existe um prazo determinado para a instalação do sistema de beneficiamento em Colatina, sendo que na reunião de hoje, na Secretaria de Desenvolvimento, os prefeitos dos 21 municípios que formam o Consórcio Condoeste apenas conhecerão o projeto, que foi desenvolvido pela empresa Shaaanxi Top Internacional Engineering Group CO LTD.

No Espírito Santo foram formados três consórcios: O Condoeste, reunindo 21 municípios da região Doce Oeste, entre eles Baixo Guandu; o Conorte, que abrange 15 municípios do Norte do Estado e o Consul, com 31 municípios da região Sul Serrana do estado do Espírito Santo.