Consulta pública discute preservação da Pedra do Monjolo

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou, no dia 30 de janeiro, no Auditório do Círculo Operário, no centro da cidade, consulta pública para discussão da proposta de criação do Monumento Natural Municipal Pedra do Monjolo. Além de populares, secretários municipais e o vice-prefeito, o evento contou com a participação do Instituto Estadual de Meio Ambiente – IEMA, que apresentou informações sobre Unidades de Conservação. “A Consulta Pública foi um instrumento para que a sociedade tomasse ciência do projeto da Unidade de Conservação e discutisse soluções necessárias e adequadas para a preservação do ecossistema existente na região”, explicou a secretária municipal de Meio Ambiente, Yvone das Graças Gomes Gobbo.

O próximo passo será o encaminhamento do projeto ao prefeito para que seja formalizado, através de decreto, a criação da Unidade de Conservação. Após a criação, será encaminhado ao IEMA para confirmação do convênio.

Monumento

O Monumento Natural Pedra do Monjolo é uma Unidade de Conservação e tem o objetivo de preservar o ecossistema existente na região. O espaço de preservação será de 600 hectares.

Rampa do Monjolo

A rampa do monjolo está localizada a 20 km do centro da cidade, no distrito de Ibituba e possui 720m de altitude. Com excelente espaço para a prática de voo livre, a rampa oferece área gramada para decolagem de vários equipamentos ao mesmo tempo. O local está no roteiro dos Campeonatos Brasileiro e Mundial de Parapente.

Assessoria de Comunicação PMBG

noticia@pmbg.es.gov.br