Coronavírus: Saúde orienta e monitora guanduenses que chegam do exterior

Sem nenhum caso suspeito ou confirmado de coronavírus no município até hoje pela manhã (17/03), a Secretaria Municipal de Saúde de Baixo Guandu está fazendo um amplo trabalho preventivo sobre a pandemia da doença que preocupa o mundo inteiro.

Um dos pontos de alerta da Secretaria Municipal é a chegada de guanduenses na cidade provenientes do exterior, especialmente da Itália, Estados Unidos e Espanha – países onde a ocorrência de coronavírus está em alta e com a ocorrência de mortes.

“Nós procuramos orientar a estes guanduenses que chegam à cidade, fazendo visitas domiciliares e monitorando se porventura apresentam qualquer sintoma de coronavírus,  recomendando que fiquem em casa pelo menos por 7 dias”,explicou ontem a secretária municipal de Saúde Terezinha Bolzani.

Além deste monitoramento aos guanduenses que chegam do exterior, a Secretaria de Saúde está distribuindo milhares de panfletos em todo o município com medidas de prevenção ao coronavírus. Palestras também estavam sendo feitas nas escolas, porém a partir de amanhã, as aulas estarão suspensas em toda a rede municipal, conforme decisão do prefeito Neto Barros anunciada ontem.

Durante o Campeonato Pan-Americano de Parapente, que recebeu mais de 150 estrangeiros em Baixo Guandu entre 7 e 14 de março, a Secretaria de Saúde também fez um amplo trabalho diário de monitoramento dos visitantes. Os estrangeiros já deixaram a cidade a partir de domingo e não houve nenhum sintoma de coronavírus registrado durante a semana da competição.

“Estamos muito atentos para a epidemia de coronavírus, com as equipes da Saúde em alerta total, passando por treinamento e aptas a identificarem qualquer sintoma da doença”, garantiu a secretária Terezinha Bolzani.

Decisão

Conforme foi anunciado ontem a noite (16/03) o prefeito Neto Barros determinou a suspensão das aulas na rede pública municipal a partir de amanhã (18/03) e as festividades dos 85 anos de emancipação de Baixo Guandu, previstas para abril, também foram canceladas. Em Baixo Guandu não há nenhum caso suspeito ou confirmado de coronavírus.

A Prefeitura está distribuindo em todo município material informativo de prevenção ao coronavírus:

Parte da equipe da Secretaria de Saúde que atuou durante o Campeonato Pan-Americano de Parapente: o trabalho continua