Corpo de Bombeiros Militar realiza palestra “mãe prevenida vale uma vida”

O corpo de bombeiros militar do Espírito Santo realizou na manhã desta quinta-feira a palestra “mãe prevenida vale uma vida” no auditório da prefeitura de Baixo Guandu. A palestra tem caráter educativo de forma a ajudar na prevenção de acidente e noções de primeiros socorros à população.

Em parceria com a prefeitura de Baixo Guandu a palestra foi ministrada junto aos funcionários da educação de Baixo Guandu, em especial os funcionários dos centros municipais de educação infantil, as creches, e mães do município de forma a garantir treinamento e qualificação que atendam às crianças do município.

A palestra explicou a história do Corpo de Bombeiros Capixaba e a suas atribuições, bem como ressaltou a importância da Defesa Civil municipal no auxílio de suas atividades.

“O corpo de bombeiros atua em execução de atividades de defesa civil, prevenção e combate a incêndios, buscas, salvamentos e socorros públicos no âmbito do estado do Espírito Santo. É importante ressaltar a Defesa Civil Municipal, na figura do Sandro em Baixo Guandu, para alcançar os objetivos. A defesa Civil é o Braço forte dos bombeiros” Destacou o palestrante, Sargento Cuzzuol.

A palestra tratou dos procedimentos de primeiros socorros para situações com crianças e bebês tais como engasgo/asfixia, queimaduras, intoxicação, escoriações, fratura, hemorragia, desmaio, convulsão, ataque por animal peçonhento, choque elétrico dentre outros.

Além dos procedimentos para primeiros socorros foi explicado o procedimento correto com determinadas situações de forma a evitar riscos como, por exemplo, o correto manuseio e troca de botijões de gás, utilização de telas de proteção e grades, cuidados com piscinas e objetos domésticos.

“É importante ressaltar o trabalho de excelência dos Bombeiros Militares do Espírito Santo, que agora tem uma base em Baixo Guandu, que em breve será melhorada. Além dos trabalhos de atendimento direto à população, realizam cursos como este e campanhas de conscientização, visando não apenas atender acidentes como também ajudar a prevenir. Muito importante agradecer o trabalho dos Bombeiros no geral como corporação, e em especial do Major Malacarne e ao Capitão Douglas que viabilizaram a realização deste curso hoje para os nossos funcionários e a sociedade civil” Destacou o prefeito Lastênio Cardoso.

Além da palestra foram distribuídos materiais gráficos com instruções e orientações para prevenção de acidentes com crianças e bebês.