Corpo de Bombeiros simula resgate em altura na prefeitura de Baixo Guandu

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo realizou na manhã desta sexta-feira (02), das 9h às 11h, uma demonstração técnica de salvamento no prédio administrativo da Prefeitura Municipal de Baixo Guandu em comemoração ao Dia do Bombeiro — 2 de julho. O evento foi presenciado pelo prefeito municipal Lastênio Cardoso, Vice-prefeito Dr. Patrick, presidente da câmara municipal, vereador Leandro Gomes e pelos vereadores Clóvis Pascolar e Alderino Gonçalves Vieira Filho.

A simulação para demonstração das técnicas de salvamento em altura foi realizada entre o prédio administrativo da prefeitura municipal e o hotel Barbosa. Os militares fixaram as cordas entre os dois prédios para que fosse possível a realização do salvamento com a participação de dois voluntários como vítimas.

A primeira vítima foi removida do solo em uma maca para dentro do prédio em construção do hotel Barbosa, simulando um regaste em local de difícil acesso pela parte alta. Já a segunda vítima foi transportada por meio da técnica de rapel para o solo, simulando um resgate de uma parte alta para um local mais baixo e acessível. Além das demonstrações com vítimas, os bombeiros realizaram transposições entre os dois prédios para demonstrar a dificuldade de locomoção por corda para o público que assistia o evento seguindo os protocolos contra a COVID-19.

“O Corpo de Bombeiros do Espírito Santo aqui representado pelos seus agentes através da eficiência e técnica, empregadas nos resgates mais simples e nos mais complexos, demonstra o comprometido dessa instituição com à vida da população capixaba. Parabéns aos nobres guerreiros pelo seu dia”, prefeito Lastênio Cardoso.

O encerramento da demonstração se deu com a descida de dois bombeiros, de rapel, conduzindo as bandeiras do Brasil e do município, momento que foi aplaudido de forma muito entusiasmada pelo público.