Desenvolvimento Econômico tem balanço positivo no 1° Trimestre de 2014

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico divulgou um balanço das ações executadas no primeiro trimestre de 2014. E o saldo foi positivo, segundo o secretário, Clóvis Rodrigues. Entre as ações desenvolvidas entre janeiro a março deste ano estão: Liberação de crédito para microempreendedor, formalização de micro empreendedor individual, análise de viabilidade para novos empreendimentos na cidade e exportação.

Referente à exportação, o município comercializou para outros países o valor de US$ 1.999.241,00. Essa quantia é 15,62% maior comparado com o mesmo período de 2013. A principal atividade de exportação em Baixo Guandu é o granito.

“Vale ressaltar que neste ano conseguimos penetrar nos mercados americano e europeu, com destaque para Estados Unidos (27,42%) e Itália (19,56%) de participação na exportação. São mercados seletos que buscam maior qualidade e produtos com algum tipo de beneficiamento. O fato de termos uma serraria operando no Distrito de Alto Mutum Preto viabiliza esta abertura de novos mercados, além de nos colocar no eixo de produtor e beneficiador do mármore”, explicou o secretário Clovis Rodrigues.

Os números também são positivos no desenvolvimento de microempresas. Nos três primeiros meses de 2014 foram liberados, por meio do NossoCrédito e do Creditar, dois programas de crédito do Governo do Estado, a quantia de R$ 83.448,00, sendo 45 processos contemplados nos dois programas. Enquanto isso, o Sebrae, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, formalizou 40 novos Micro Empreendedores Individuais (MEI’S) no período.

Outra atividade em destaque no município de Baixo Guandu foram as análises de viabilidade de novas incorporações de empreendimentos. Foram 27 processos analisados e aprovados. A análise é feita por meio da Junta Comercial do Estado do Espírito Santo e pelo Regin – Portal do Registro Mercantil O Integrador das Instituições.

Assessoria de Comunicação PMBG
Eduardo Candeias