Skip to content Skip to left sidebar Skip to footer

Desenvolvimento Rural promove curso de incentivo à produção de cacau no município

Dando continuidade ao projeto de incentivo à produção de cacau no município, nos dias 19 e 20 de setembro a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, em parceria com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e o Sindicato Rural, promoveu o curso de poda do cacaueiro, ministrado pelo instrutor Leonardo Rodrigues.
 
A poda das plantas de cacau tem vários benefícios, entre eles aumentar a produtividade, dar forma e equilíbrio para as plantas, facilitando a colheita, além de melhorar as condições de produção, através da eliminação de ramos doentes, secos, sombreados e malformados, prevenindo o ataque de pragas e doenças.
 
Com o curso realizado em julho sobre manejo da lavoura, que iniciou os trabalhos da Secretaria de Desenvolvimento Rural em incentivar o plantio de cacau em Baixo Guandu, surgiu a necessidade de buscar mais informações sobre a cultura e a poda foi o assunto mais discutido. 

Diante da procura, uma nova turma está sendo formada e a previsão é de que o curso aconteça ainda em outubro. Desta etapa realizada nos dias 19 e 20 na propriedade de Chiquinho Milagres, que é o precursor do plantio de cacau em Baixo Guandu, participaram 9 produtores interessados na cultura e 3 técnicos da secretaria.
 
Para a engenheira Karla Galon, da Secretaria de Desenvolvimento Rural, a etapa realizada na propriedade de Chiquinho Milagres foi excelente, com o treinamento feito diretamente no campo. “Todos estavam muito participativos e gostaram do curso, mais uma etapa do nosso objetivo de incentivar o plantio do cacau em Baixo Guandu”, afirmou.
 
Maiores informações podem ser obtidas na Secretaria, ou pelo telefone 3732-4058.